Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat treina programas de pós-graduação para novo Sistema de Gestão Acadêmica
TECNOLOGIA
Unemat treina programas de pós-graduação para novo Sistema de Gestão Acadêmica
23/05/2019 18:38:53
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando nesta semana o treinamento de coordenadores e secretários de programas de pós-graduação da Instituição para a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Este é o primeiro módulo do Sigaa, que abrange os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) da Universidade. O treinamento teve início na segunda-feira (2) no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, e segue até amanhã (24).

“Esta é a última fase do processo de construção do Sigaa, a passagem do conhecimento para os usuários”, explica Paulo Roberto Jusviak Dambros, do setor Tecnologia de Informação (TI) da Unemat. “O objetivo é capacitá-los na utilização da ferramenta, tirar algumas dúvidas e padronizar e alinhar o trabalho dos programas de pós-graduação”, afirma Paulo.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Fernandes de Miranda, garante que o sistema já estará em funcionamento no segundo semestre letivo, inclusive para os processos seletivos dos mestrados e doutorados. “Agora neste próximo semestre o sistema passa a rodar. Os processos, acompanhamentos e verificações serão desburocratizados e economizaremos em termos de recursos e de pessoal”, disse o pró-reitor. “Esta ação coloca a Universidade em um novo patamar no que diz respeito à implementação de tecnologias”, explicou Anderson.

 

Sigaa

Em breve os demais módulos do Sistema devem ser implementados e homologados, como graduação, pós-graduação lato sensu, ensino, pesquisa, extensão, entre outros. De acordo com o reitor Rodrigo Zanin, uma das prioridades deste início de gestão é a implantação do Sigaa. “Tanto para a Unemat quanto para a pós-graduação em si, que ainda não possuía sistema, é realmente um marco você poder contar com uma modernização sistemática para que possamos ter as informações consolidadas e tomar decisões de gestão junto com os coordenadores e com a gestão central da Universidade, para alavancar e planejar a pós-graduação para que possa melhorar cada vez mais”, afirma o reitor Rodrigo Bruno Zanin.

A pós-graduação stricto sensu foi o primeiro módulo a ser desenvolvido por ainda não possuir sistema. As demais áreas, que já possuem sistemas, serão implementadas após um tratamento dos bancos de dados já existentes. O módulo do Sistema foi inicialmente apresentado à comunidade acadêmica da pós-graduação durante a 7ª edição do Workshop de Gestão da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unemat (Geposs), realizado em março do ano passado.

Além do Sigaa, a Unemat também está realizando a instalação do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). A previsão é de que ambos os sistemas estejam completamente operacionais até o final deste ano.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada