Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Acadêmicas de Pedagogia avaliam uso de animação para trabalho de Educação Ambiental
CÁCERES
Acadêmicas de Pedagogia avaliam uso de animação para trabalho de Educação Ambiental
17/10/2019 11:48:05
por Danielle Tavares

O artigo intitulado “Cinema na escola: o uso do filme Wall-E para o trabalho com educação ambiental” foi publicado na revista científica Educação & Linguagem, nº 2 de 2019. 

O material é assinado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia de Cáceres Ariane Barros, Géssica Mayara Taveira da Silva, Jéssica de Arruda Neves, Luana Elky Brito, Rosenildo Ricardo da Silva, Sueli Moreira Figueiredo e o docente Victor Hugo de Oliveira Henrique.

O trabalho discute o uso do filme Wall-E (2008) no processo de ensino e aprendizagem de questões ambientais. A animação, produzida pelos estúdios da Disney e Pixar, com roteiro e direção de Andrew Stanton, traz uma abordagem sobre a produção excessiva de lixo e a degradação do planeta Terra.

De acordo com os autores do artigo, o filme aborda aspectos interessantes que podem ser trabalhados em sala de aula, nas diversas séries do Ensino Fundamental e Médio. “Os filmes propiciam aos alunos a visualização de aspectos que não seriam possíveis serem ilustrados de outro modo”.

Entretanto, alertam que o professor precisa utilizar o recurso de forma crítica, levando os alunos a refletirem sobre as semelhanças e contrapontos existentes entre a ficção e a realidade.

“É importante também que os filmes sejam trabalhados de forma contextualizada, não apenas como um fim em si mesmo, com o intuito de “enfeitar” a aula ou mesmo com a ideia de recreação ou tempo livre, mas com um objetivo traçado cuidadosamente, enviesando e sendo propulsor de um processo de reflexão crítica”.

Para acessar o artigo de forma gratuita: www.fvj.br/revista/.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada