Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat discute Biodiversidade em Ecossistemas Aquáticos no Pantanal
SEMABIO
Unemat discute Biodiversidade em Ecossistemas Aquáticos no Pantanal
11/11/2019 19:09:02
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Começou esta manhã (11) a décima quarta edição da Semana da Biologia (Semabio) e do 1º Seminário internacional de Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento discutirá a temática “Biodiversidade em Ecossistemas Aquáticos” até dia 14 de novembro, com a presença de mais de 400 pessoas.

Durante a abertura, Ernandes Sobreira Oliveira Junior, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/Unemat) e coordenador do Semabio ressaltou a importância do evento. “No momento, há vários desafios na Ciência, um deles é com relação ao meio ambiente, a consciência ambiental com relação aos recursos hídricos do nosso estado e do nosso país. Esse é o momento de discutir aquilo que a gente e a ciência pode fazer em prol do meio ambiente, aqui, dentro da nossa cidade. Nós estamos numa região privilegiada que tem a confluência de três biomas e sabemos que esses biomas têm sofrido algumas transformações no ecossistema. E, esse é o momento e o lugar para discutir essas ações, aquilo que podemos fazer dentro da nossa casa”, explicou Ernandes.

A professora Áurea Regina Alves Ignácio do PPGCA observou que em 13 anos de existência do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais é a primeira vez que o evento é realizado em conjunto com o programa ProfÁgua e o curso de graduação em Ciências Biológicas. “Temos que aproveitar essa adesão porque a ciência só acontece com a união de alunos de graduação e pós-graduação. Não tem programa de pós forte, sem alunos que vem da graduação fortes. Os nossos programas são desenvolvidos para formar mestres e doutores do Brasil todo e até alunos internacionais”, reforçou Áurea.  

Já o coordenador do ProfÁgua, o professor, Claumir Cesar Muniz, citou os alunos que iniciaram na graduação da Unemat e seguiram até o doutorado e contou que foi aluno da professora Áurea e professor do professor Ernandes. A união dos acadêmicos do PPGCA e do ProfÁgua simboliza a proposta de integração, onde a graduação começa  conhecer o que a pós-graduação está fazendo e vice-versa.  Nós temos muitas potencialidades dentro da Unemat”, apontou Claumir.  

O professor Dionei José da Silva, palestrante no evento, reforçou que a Unemat é uma universidade de qualidade pela sua capacidade de interiorizar o ensino, pela qualificação de seus professores e pela qualidade de seus alunos, onde todos tem oportunidade e citou o professor Ernandes, que foi seu aluno na graduação, como exemplo. “Ernandes fez graduação e pós-graduação na universidade, foi para o exterior e trouxe conhecimentos e parcerias. Espelhem-se no professor Ernandes”, motivou Dionei.

Após a abertura os professores Adriano Silva (Fapemat) e Dionei José da Silva (Unemat) iniciaram a palestra “A Bacia Paraguai-Paraná: Teoria da Governança dos bens públicos”.

A Semabio e o Seminário são uma realização da Unemat, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), o curso de Ciências Biológicas, em Cáceres, e o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e parceria do Bichos do Pantanal com o objetivo de expandir a rede de pesquisa das Ciências Biológicas e Ambientais do Pantanal para o âmbito internacional.

 

 

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24537 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada