Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 1º Seminário de Assuntos Estudantis, abordando integração e empoderamento
Unemat realiza 1º Seminário de Assuntos Estudantis, abordando integração e empoderamento
12/11/2019 19:32:48
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

Teve início na manhã de hoje (12) a 1ª edição do Seminário de Assuntos Estudantis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres.

Com o tema 'Integração e empoderamento', o evento é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e reúne os gestores da área de Assuntos Estudantis dos diversos câmpus da Unemat a fim de avaliar as práticas de auxílio e assistência estudantil da Instituição. O evento prossegue até amanhã (13), no Salão Nobre do Colégio Imaculada Conceição, com cerca de 40 participantes.

O evento é coordenado pela assessora de Gestão de Acompanhamento Estudantil, Maria Inês Parolin, e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves Pereira. “Este é o primeiro seminário que a Prae está realizando com as pessoas responsáveis pela política de assistência e de assuntos estudantis no nos câmpus”, conta a pró-reitora. “Eles estão trazendo contribuições, informações e sugestões sobre o que acontece lá, do que percebem que precisa melhorar e, juntos, tomaremos decisões que serão implantadas no próximo ano”, disse Antônia.

 

Primeiro dia

Logo após a abertura, foi realizada uma atividade de integração e acolhimento, coordenada pela psicóloga do Câmpus de Cáceres, Josilene Pereira, seguida da conferência 'Políticas estudantis: Os desafios da integração e do empoderamento na Unemat, com a assessora de Gestão de Políticas Estudantis, Leila Delmadi, tema posteriormente discutido em quatro grupos de trabalho. “Discutir integração e empoderamento é uma forma que a Prae se aproxima dos alunos através dos setores de assistência estudantil em cada câmpus, construindo uma política de fortalecimento dos laços que possamos estar mais próximos dos alunos e de suas demandas”, conta a assessora.

Já no período da tarde, a supervisora de Apoio a Políticas Estudantis, Solange Auxiliadora Cintra de Alcântara, realizou roda de conversa com os participantes, explanando e tirando dúvidas sobre bancas, auxílios e editais. “Os participantes informam como o processo ocorre em cada câmpus e, com isso, organizamos a questão da organização das bancas e dos editais para facilitar o acesso e a compreensão dos alunos ao edital”, conta Solange.

Responsável pelos assuntos estudantis no câmpus de Cáceres, Delcino Leandro Artico afirma que era um evento já esperado. “Há muito tempo necessitávamos realizar um seminário para que as ações no câmpus fossem padronizadas. Por exemplo, o processo seletivo de Auxílios Moradia e Alimentação envolve muito trabalho e sentimos que não há uma padronização em todos os câmpus”, conta Delcino.

Na sequência, foram elaborados novos grupos de trabalho, abordando quatro temas: 'Setor de Assuntos Estudantis (SAE): Consolidação e perspectivas', 'Comissão e bancas: Avaliação e encaminhamento', 'Edital e formulário socioeconômico: Proposições' e 'Recepção acadêmica e fóruns locais: Temas, datas, etc'.

O pró-reitor de Gestão Financeira, Ricardo Keichi Umetsu, encerrou as atividades do primeiro dia, abordando a situação das finanças e do orçamento da Universidade.

 

Segundo dia

As atividades prosseguem amanhã, quarta-feira (13), com a conclusão das atividades dos grupos de trabalho e uma roda de conversa com avaliações e perspectivas sobre os assuntos estudantis. As atividades serão encerradas com a eloboracão de uma Carta de Intenções.

O evento contou com apresentação musical dos alunos do Projeto Flauta Mágica e da dupla de músicos Luis Filipe e Maria Luísa, do Colégio Imaculada Conceição.

Participaram da abertura a vice-reitora, Nilce Maria da Silva, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves Pereira, o pró-reitor de Gestão Financeira, Ricardo Keichi Umetsu, e o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24605 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada