Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 11ª Semana de Matemática
CÁCERES
Unemat realiza 11ª Semana de Matemática
02/12/2019 16:36:40
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira
O evento teve 517 inscrições e lotação máxima em todos os minicursos
O evento teve 517 inscrições e lotação máxima em todos os minicursos

Foi realizada, no decorre da semana passada, a 11ª edição da Semana de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres. Tendo início na terça (26) e estendendo suas atividades até sexta-feira (29), esta edição do evento teve como tema ‘A formação do professor de Matemática no balanço da rede: Entre práticas formativas e letivas’, além de ter sido realizada em homenagem à professora Albermary Ribeiro Chagas, uma das pioneiras do curso de Matemática, falecida em setembro.

O evento teve início com a solenidade de abertura e a conferência ‘O desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática’, ambas realizadas no Sesi Clube, em Cáceres. A conferência de abertura foi ministrada pela professora Rute Cristina da Palma, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Ao todo, a 11ª Semana de Matemática teve 517 inscrições e lotação máxima em todos os minicursos, de acordo com o coordenador do curso de Matemática em Cáceres e organizador do evento, Celso Fanaia Teixeira. “Sem dúvidas, o evento superou as expectativas. Houve um engajamento muito grande de todos os professores do curso e, para o curso, é um incentivo enorme, por demonstrar que nós temos ainda um mercado muito grande de alunos e professores”, explica Fanaia. “Temos que lembrar que o curso de Matemática da Unemat, muito bem estruturado, é o único da Região Sudoeste do Estado”, indica o coordenador.

Nos demais dias foram realizados os minicursos e as oficinas. As oficinas foram realizadas nas escolas estaduais Demétrio da Costa Pereira, Mário Mota, São Luiz e União e Força, em Cáceres. Os minicursos foram ministrados pelos professores Aparecida Salvatierra, Arno Rieder, Benedito Carlos, Celso Fanaia Teixeira, Domingos Pimienta, Fabrícia Nates, Genilson Pereira de Souza, Jefferson Santos Funaro, Joaquim da Costa Neto, José Marcelo Pontes, Kennedy Valente, Márcia Cristina Dal Toé, Mauro Viegas da Silva, Mírian Saldanha, Rebeca Sena, Silvana de Oliveira Zago, Tarcis Alvan Oliva dos Santos e Vagner Tasmo, e pela aluna Karen Nobokite, abordando temas como análises estatísticas, bancos de dados, calculadora científica, circunferência, funções trigonométricas, metodologias ativas, probabilidade, progressões aritméticas, reta de Euler, sequência de Fibonnacci, tecnologias digitais e uso de gráficos.

A aluna da 2ª fase de Matemática, Laís Monique Cuiabano de Almeida, ajudou na organização do evento e considerou o evento como uma forma de compartilhar conhecimento. “Como é minha primeira vez na Semana de Matemática está sendo bem diferente. Estamos recebendo conhecimentos diferentes, não só sobre Matemática, mas sobre a Educação como um todo”, disse a aluna.

Josiane de Jesus Barbosa, aluna da 1ª fase do curso, considera o evento gratificante. “Estamos tendo um pouco mais de contato com temas que estão nos ajudando a evoluir”, conta Josiane. “Fiz um curso de sobre a calculadora científica, o que me ajudará muito no curso, a troca de conhecimento foi enorme”, afirma.

Sheila Arruda Ortiz é graduada em Ciências Biológicas pela Unemat e também participou da Semana de Matemática. “É uma área que me interessa também é muito importante estar participando de eventos que sejam referentes a outras áreas. A Semana de Matemática foi além daquilo que eu esperava, principalmente os minicursos”, disse Sheila.

A Semana também contou com a exposição ‘Matemática: Curiosidade, cinema e artes’, realizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim) da Unemat.

 

Encerramento

O evento foi encerrado com uma mesa-redonda composta pelos professores Marilda de Oliveira Costa e Matheus de Mesquita e Pontes, respectivamente do curso de Pedagogia da Unemat e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marilda debateu com Matheus, doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a respeito da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de programas como o Future-se, e como isto afeta a graduação das Licenciaturas. A mesa foi coordenada pela professora Fabricia Nates dos Santos Galvão, mestre em Educação e graduada em Matemática pela Unemat.

 “Abordamos esta reforma da educação, focando no papel das redes empresariais e como elas se relacionam na formulação da política pública”, disse a pedagoga Marilda. “A nova BNCC impacta na formação do Ensino Superior e no perfil de formação destes profissionais que estão passando pela Licenciatura”, explica Matheus. “Agora você tem que adequar a formação superior para a reestruturação da Educação Básica, e estas reestruturações interligam com novos programas do Governo Federal, como o Future-se e o Novos Caminhos”, disse o professor.

 

Parcerias

Organizado pelo curso de Matemática, o evento contou com a parceria do Ceicim, do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) e da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Mato Grosso (Seduc-MT), além do Centro Acadêmico de Matemática, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica em Matemática e das quatro escolas estaduais onde foram realizadas as oficinas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24605 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada