Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID
Unemat informa sobre medidas adotadas frente à pandemia do Covid-19
COMUNICADO
Unemat informa sobre medidas adotadas frente à pandemia do Covid-19
12/03/2020 18:20:45
por Danielle Tavares

ATUALIZAÇÃO: Em adequação ao decreto do Governo do Estado, Unemat suspende atividades institucionais

 

A administração da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) informa que vem acompanhando os impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e está em interlocução permanente com os órgãos de saúde em geral, sociedades científicas e Governo do Estado.

Por enquanto, ainda não há indicativo da necessidade de suspensão da rotina acadêmica e administrativa na Unemat. As atividades na instituição seguirão conforme calendário programado e, qualquer decisão que implique sua alteração, será amplamente divulgada por todos os meios de comunicação institucional.

A Secretaria de Estado e Saúde (SES) vem fazendo o monitoramento dos casos em Mato Grosso. O último boletim divulgado (11/03/2020) aponta que, até o momento, o estado acompanhou 12 casos, sendo que nesta data somente um caso é considerado suspeito e 7 foram descartados. Destes últimos, 3 apresentaram resultados positivos para Influenza B e 4 não preencherem critérios de definição para Covid-19.

De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 - Emergência/Contenção, que implica em ações mais específicas somente da rede de serviços de saúde.

Ainda conforme informativo da Sociedade Brasileira de Epidemiologia, emitido nesta quinta-feira (12/03), neste momento da epidemia no Brasil não está recomendado fechar escolas, faculdades ou escritórios. O momento é de prudência e não de pânico.

No momento, as medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. “Etiqueta” respiratória.

Entretanto, cientistas da área pontuam que essa epidemia é dinâmica. Dessa forma, as informações deste comunicado podem ser atualizadas a qualquer momento e, portanto, a comunidade acadêmica será informada caso haja necessidade de mudança de rotina institucional da Unemat.

A Universidade do Estado de Mato Grosso informa também que constituiu um Comitê Interdisciplinar de Acompanhamento, no sentido de monitorar todas as alterações e colaborar com o processo de tomada de decisões, objetivando a indicação de cuidados e de orientação para a comunidade.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 20890 | Impressões: 27
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000