Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat implanta novo sistema acadêmico para graduação
SIGAA
Unemat implanta novo sistema acadêmico para graduação
07/07/2020 16:21:52
por Nataniel Zanferrari

Os alunos de graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passaram a utilizar, desde a última sexta-feira (3), o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Este novo sistema substitui o Sistema Acadêmico de Gestão Unificada (Sagu) em toda a Universidade.

O Sigaa propiciará aos alunos da graduação diversos serviços, como efetivar matrículas no início de cada semestre letivo e consultar notas e índices acadêmicos, de uma forma mais eficiente e rápida. Os discentes poderão ainda emitir documentos como atestado de matrícula, histórico escolar e declarações de vínculo e de conclusão diretamente no sistema de forma on-line, sem a necessidade de deslocamento a uma das Supervisões de Apoio Acadêmico. 

O processo de implantação do Sigaa na Unemat foi iniciado em 2019 com os alunos de pós-graduação e, em janeiro deste ano, com os alunos de graduação do câmpus de Barra do Bugres e, agora, expande-se aos demais alunos da graduação.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Alexandre Gonçalves Porto, destaca que a implantação do Sigaa é um avanço significativo nas atividades de ensino de graduação da Unemat. “Além de melhorias na gestão administrativa, a plataforma Turma Virtual integrada ao sistema possibilitará importantes avanços no processo de ensino-aprendizagem com ferramentas que ampliam a interação professor/aluno”, explica Porto.

O reitor Rodrigo Bruno Zanin explica que, com o módulo graduação do Sigaa, a relação dos alunos com a Universidade será mais rápida e menos burocrática. “Este sistema é  fruto de um grande trabalho, iniciado na gestão passada, que visa apoiar as decisões dos diversos setores e ações da Unemat, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), por exemplo, que é uma necessidade da Universidade para o momento que vivemos”, disse o reitor.

Para ter acesso ao Sigaa, o aluno necessita ter e-mail institucional (@unemat) e estar cadastrado no Sistema de Autenticação Unificada (SAU). A senha para acesso ao sistema é a mesma do e-mail, que também já possibilita acesso à Biblioteca Virtual.

O Sigaa pode ser acessado clicando aqui.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato clicando aqui ou pelo email proeg.sigaa@unemat.br

O tutorial abaixo ensina, passo a passo, como cadastrar um e-mail institucional.

 

Publicado originalmente em: 04/07/2020, às 08:21:52.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24545 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada