Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat volta às aulas em formato não presencial em 10 de agosto
ENSINO REMOTO
Unemat volta às aulas em formato não presencial em 10 de agosto
06/07/2020 08:00:01
por Hemilia Maia

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) retorna às aulas, de forma remota, a partir do dia 10 de agosto.  A Universidade, em sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), discutiu, por uma semana (29/06 a 03/07), regulamentou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) como forma para atender a comunidade acadêmica durante a situação de suspensão das aulas presenciais devido a situação sanitária imposta pela pandemia de Covid-19.

A decisão foi amplamente discutida e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) na sexta-feira (3). O Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) contempla três calendários sucessivos, com 6 semanas cada. O primeiro começa em agosto e finaliza em setembro; o segundo engloba os meses de outubro e novembro e o terceiro tem início em dezembro e finaliza em janeiro de 2021. 

De acordo com o calendário 1 (2020/3), os alunos farão as solicitações de matrícula online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) em duas etapas, sendo a primeira de 18 a 22 de julho e a segunda de 24 a 27 de julho. As matrículas serão compulsórias, ou seja, computadas por ordem de solicitação, e efetuadas nos dias 29 e 31 de julho e o período de aulas será de 10 de agosto a 21 de setembro.

Na sequência, o calendário 2 (2020/4) define as solicitações de matrícula online pelo Sigaa de 23 a 27 de setembro e de 29 de setembro a 4 de outubro. As matrículas compulsórias serão efetuadas de 6 a 12 de outubro e o período de aulas será de 13 de outubro a 24 de novembro.

Já o calendário 3 (2020/5) traz um único período de solicitação de matrícula online que vai de 26 a 30 de novembro com matrículas compulsórias de 2 a 6 de dezembro com início das aulas no dia 7 de dezembro. Haverá um recesso de 19 de dezembro a 3 de janeiro e retorno das aulas em 4 de janeiro de 2021 com encerramento no dia 29 do mesmo mês.

O Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), no entanto, poderá ser cancelado e as aulas presenciais, suspensas desde março, poderão ser retomadas a qualquer tempo desde que a pandemia termine e seja seguro retornar, consideraram os conselheiros.

A Instituição já vem promovendo o Curso de Formação Continuada: Educação a Distância no Ensino Superior para todos seus docentes e profissionais técnicos para compreender a Educação a Distância, possibilidades, organização, planejamento e oferta. A previsão é de que até o dia 10 de agosto todos já terão participado da formação.

Com a proposta aprovada pelo Conepe, a Universidade, com toda cautela e preocupação com a comunidade acadêmica, neste momento de pandemia, se reinventa e apresenta uma possibilidade de continuidade de oferta de ensino, para esta situação emergencial. 

O PLSE postergou o período de férias docente de janeiro para o mês de fevereiro (1º/02 a 2/3) para garantir a continuidade do processo de formação dos alunos no período de aulas do calendário 3. Com o PLSE, o calendário de 2021 não sofrerá nenhum prejuízo. E, em forma de regime emergencial, o Conepe também aprovou o modo simplificado de seleção 2020/2 para o ingresso de novos acadêmicos. Extraordinariamente, a Unemat utilizará as notas do Enem das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Matrículas/Sigaa: Todos os alunos da Unemat precisam ter e-mail institucional para solicitar matrícula junto ao sistema Sigaa em https://sigaa.unemat.br. Caso o aluno ainda não tenha o e-mail institucional, ele deve acessar o link e criar, o mais urgente possível em: https://ecosistema.unemat.br/cadastro-usuario.

Para acessar o Sigaa, o acadêmico deve observar o seu e-mail institucional e seguir o exemplo. Se o e-mail for ciclano@unemat.br, digite: Usuário: ciclano – Senha: a mesma do e-mail institucional.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24605 | Impressões: 138865
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada