Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat vai produzir face shield com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho
PARCERIA
Unemat vai produzir face shield com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho
06/07/2020 15:30:17
por Assessoria Ministério Público do Trabalho

A Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Alto Araguaia, vai produzir 450 máscaras protetoras (face shield) com recursos doados pelo Ministério Público do Trabalho, que destinou cerca de R$ 8,7 mil. A parceria entre as duas Instituições vai garantir que os equipamentos sejam produzidos e entregues aos profissionais de saúde pública da região sudeste de Mato Grosso.

Com o valor, serão confeccionados 450 protetores faciais e adquiridas chapas e filamentos de PETG (um material plástico mais resistente que o acrílico) e uma impressora 3D.

O coordenador do projeto, professor doutor do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação do campus da Unemat em Alto Araguaia, Fernando Yoiti Obana, explica que a pandemia da Covid-19 levou a uma escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), especialmente em cidades do interior, tornando o trabalho dos profissionais de saúde ainda mais arriscado.

“Em cidades do interior de Mato Grosso o acesso aos EPIs e a aquisição de peças de reposição para respiradores mecânicos e outros dispositivos é dificultada pela inexistência de fabricantes desse tipo de material no estado e pela distância da capital do estado. Alto Araguaia fica a 420 km de Cuiabá e, devido a essa distância e à falta de estradas, a logística de empresas de transportes é dificultada. Além disso, após a aquisição e pagamento, as encomendas levam de 20 a 30 dias para chegar ao seu destino, espera agravada pela pandemia do Covid-19. Esta espera pode ser reduzida, para no máximo 48 horas, se for possível a fabricação desses equipamentos e dispositivos localmente no próprio município, de acordo com a demanda”, explica Obana.

A fabricação atenderá não só Alto Araguaia, mas toda a região sudeste, que abrange os municípios de Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira, Araguainha, Ponte Branca, Pedra Preta, Rondonópolis e Santa Rita do Araguaia. Este último, apesar de não pertencer ao estado de Mato Grosso, foi incluído no projeto por compartilhar a mesma área urbana de Alto Araguaia, sendo grande o fluxo de pessoas entre as duas cidades.

A distribuição será feita em conformidade com a necessidade de cada município. O professor da Unemat ressalta que a fabricação das máscaras vai diminuir os custos para as Secretarias de Saúde da região. Além disso, trata-se de medida urgente necessária ao controle da pandemia e ao achatamento da curva de infectados. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho Regional de Enfermagem no mês passado, 703 profissionais da saúde da rede pública e privada já haviam sido diagnosticados com a Covid-19 em Mato Grosso.

Todas as máscaras produzidas pelo projeto serão fabricadas no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Lese) do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, por alunos e professores voluntários. “Alunos e professores envolvidos no projeto possuem conhecimento sobre modelagem 3D, automação e robótica, sem o qual não seria possível a execução do projeto. O projeto também será uma oportunidade para que outros alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação tenham contato e aprendam a utilizar uma impressora 3D e uma fresa CNC, utilizadas na fabricação das máscaras”, complementa Obana.

Segundo a procuradora do MPT Louise Monteiro Gagini, o projeto “possui inegável relevância no combate a pandemia da Covid-19, sobretudo porque se dirige à proteção dos profissionais de saúde, que enfrentam risco muito alto de exposição ao contágio pelo novo coronavírus”.

Após a pandemia, a impressora 3D adquirida continuará a ser utilizada por alunos do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação para o desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada