Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat realizará palestras on-line para professores sobre o Ensino Remoto Emergencial
SEMANA PEDAGÓGICA
Unemat realizará palestras on-line para professores sobre o Ensino Remoto Emergencial
04/08/2020 10:12:56
por Lygia Lima
Foto por: Design Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso realizará na próxima semana, de 04 a 06 de agosto a Semana Pedagógica do Ensino Remoto Emergencial. O objetivo é possibilitar aos professores da UNEMAT um diálogo sobre o ensino remoto, cujas aulas começam dia 10 de agosto. .

A situação de distanciamento social e de suspensão das atividades pedagógicas presenciais, em virtude da pandemia, fizeram as universidades públicas construir alternativas emergenciais para a retomada das aulas de forma remota.

A vice-reitora da Unemat, professora Nilce Maria da Silva, explica que “como se trata de uma oferta de ensino diferenciada, a gestão convidou professores especialistas em Educação a Distância para contribuir com a formação dos professores da universidade para esta dinâmica, para dialogar sobre EaD e ensino remoto, diferenças e possibilidades, para este momento de emergencialidade”. Ressalta-se a importância da participação de todos os professores da instituição nas palestras que acontecerão sempre no período vespertino e serão transmitidas pelo canal Unemat Oficial, na plataforma do YouTube.

Para participar da Semana Pedagógica do Ensino Remoto Emergencial da Unemat, o professor só precisa acessar o canal do YouTube nos dias e horários das palestras.

 

Programação

Dia: 04-08-2020

Horário: 13h30min

Palestra: Ensino Remoto Emergencial e EaD: organização e possiblidades

Profª. Dra. Patrícia Alejandra Behar

Dia: 05-08-2020

Horário: 14h

Palestra: Sala de aula virtual: planejamento e possibilidades

Prof. Dr. Everton Ricardo do Nascimento

Prof. Ms. Diógenes Antonio Marques José

Prof. Ms. Marcel Jesus Dias

 

Dia: 06-08-2020

Horário: 14h

Palestra: Como ensinar ativamente online?

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas

Quem são os palestrantes:

Profa. Dra. Patrícia Alejandra Behar

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela UFRGS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000.

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas

Nascido na Espanha, naturalizado brasileiro. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.

Prof. Dr. Everton Ricardo do Nascimento

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência da Computação (PUCRS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2004). Especialização em Administração de Sistemas de Informação (pela Universidade Federal de Lavras). Atualmente é Assessor de Gestão de Formação Regular junto à Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UNEMAT. É professor adjunto da UNEMAT, com experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Organização, Sistemas e Métodos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise, governança e gestão organizacional.

Prof. Ms. Diógenes Antonio Marques José

Mestre em Ciência da Computação pela UFG. Possui Especialização em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2009) e em Tecnologia de Redes com Cabeamento Estruturado (RDE) pela UFLA. É Bacharel em Ciência da Computação pela UNEMAT. Atualmente é professor titular da UNEMAT, no curso de Ciência da Computação do Campus de Barra do Bugres. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional. Tem experiência em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos com interesse nos seguintes temas: redes móveis, roteamento de redes e IoT (Internet of Things).

Prof. Ms. Marcel Jesus Dias

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC, com ênfase na área de Visão Computacional, tendo como resultado da pesquisa uma patente de invenção depositada no INPI (quantificação de sonolência) e publicada na RPI 2286. MBA Executivo em Negócios pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA e graduação de bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24545 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada