O 1º Simpósio Mato-grossense de Handebol, modalidade EAD – Temporada 2020 terminou no último sábado (1). O evento contou com 179 participantes de 17 estados brasileiros, além do exterior (Portugal e Itália). Participaram como palestrantes no evento importantes nomes da modalidade de handebol no mundo, como o atual treinador da Seleção Brasileira Masculina de Handebol, Prof. Washington Nunes, o analista de Desempenho da Seleção da Espanha, Prof. Diogo Castro (Campeão Europeu de 2020), e os professores portugueses, Antonio Lopes, Pedro Sequeira e Carlos Cruz, formadores da Federação de Andebol de Portugal. Portanto, foi um evento de formação em altíssimo nível, conforme destaca o presidente da Federação Mato-grossense de Handebol, Thiago Richoppo. “Para a Federação o evento foi um grande sucesso, com uma gama muito grande de troca de informações entre os participantes. Oportunidade de qualificação dos professores e acadêmicos de Educação Física e treinadores de handebol.
O evento foi dividido em 12 módulos, com os mais diversos assuntos, desde a iniciação ao handebol, passando pelos sistemas de jogo, formas de preparação física, conhecimento de projetos, até a formação do esporte em grandes centros de referência ao handebol, como em Portugal. Cada módulo teve a duração de duas horas, sendo reservado 30 minutos para a interação entre os participantes e palestrante, através de perguntas e respostas.
A parceria entre a Federação de Handebol e o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef/Rede Cedes) da Unemat aconteceu no contexto de uma ação de Extensão. Para o Prof. Riller Reverdito, coordenador do Cipeef/Rede Cedes MT , participar dessas ações significa cumprir um dos papéis fundamentais da Universidade, que é estar próxima das demandas da sociedade. A formação de professores e treinadores é uma ação fundamental para o desenvolvimento do esporte no estado de Mato Grosso. E, quando somada à disposição das Instituições para colaborar, conseguimos ampliar o alcance dos objetivos da ação.
O prof. Luiz Mateus Coty, treinador de handebol de Campo Verde, destaca a importância das ações de formação continuada para a qualificação profissional. O prof. Thiago Andrade (Várzea Grande), treinador e árbitro de handebol, e um dos organizadores do evento, na mesma direção destaca que “vamos trabalhar para criar outras oportunidades formativas”.
O prof. Thiago Richoppo, presidente da Federação, aproveita para agradecer à todas as instituições que apoiaram o evento, palestrantes, mediadores e os participantes. Destaca a importância da parceria com o Cipeef/Rede Cedes MT da Unemat, e a intenção de ampliar a colaboração para outras ações de formação para professores e treinadores no Estado.
O professor Riller Reverdito agradece à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unemat e equipe de gestão do Cipeef/Rede Cedes MT pelo apoio a realização das ações de extensão.
Todas as palestras estão disponíveis no canal da Fehamat / Mato Grosso no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHT4uid_4rMMYrQ3ZHl5xlw/videos
Realização:
Federação de Handebol do Estado de Mato Grosso (Fehamat).
Centro Interdisciplinas de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef), Rede Cedes, Universidade do Estado de Mato Grosso.
Apoio:
Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)
Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael)
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 35011 | Impressões: 21292 | |
![]() |
22/01/2021
Mesmo em época de chuvas, Pantanal ainda sofre com os efeitos da seca e queimadas22/01/2021
Pesquisa busca contribuir para o registro e preservação das línguas indígenas brasileiras21/01/2021
Unemat empossa novos diretores do câmpus de Nova Mutum21/01/2021
Unemat lamenta a morte de fundadora da Instituição e decreta luto oficial21/01/2021
Unemat fará evento virtual de Educação Física20/01/2021
Unemat realiza campanha sobre Saúde Mental a partir da próxima semana20/01/2021
Unemat concede grau a novos profissionais de Pedagogia em Itiquira20/01/2021
Acadêmico conclui curso pelo ERE e é aprovado em mestrado20/01/2021
Unemat abre inscrições ao mestrado profissional ProfÁgua19/01/2021
Unemat e IFRO promovem concurso literário com prêmios de até R$ 450