Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
1º Simpósio Mato-grossense de Handebol contou com 179 participações
EDUCAÇÃO FÍSICA
1º Simpósio Mato-grossense de Handebol contou com 179 participações
07/08/2020 11:21:42
por Assessoria de Comunicação
Foto por: Divulgação

O 1º Simpósio Mato-grossense de Handebol, modalidade EAD – Temporada 2020 terminou no último sábado (1). O evento contou com 179 participantes de 17 estados brasileiros, além do exterior (Portugal e Itália). Participaram como palestrantes no evento importantes nomes da modalidade de handebol no mundo, como o atual treinador da Seleção Brasileira Masculina de Handebol, Prof. Washington Nunes, o analista de Desempenho da Seleção da Espanha, Prof. Diogo Castro (Campeão Europeu de 2020), e os professores portugueses, Antonio Lopes, Pedro Sequeira e Carlos Cruz, formadores da Federação de Andebol de Portugal. Portanto, foi um evento de formação em altíssimo nível, conforme destaca o presidente da Federação Mato-grossense de Handebol, Thiago Richoppo. “Para a Federação o evento foi um grande sucesso, com uma gama muito grande de troca de informações entre os participantes. Oportunidade de qualificação dos professores e acadêmicos de Educação Física e treinadores de handebol.

O evento foi dividido em 12 módulos, com os mais diversos assuntos, desde a iniciação ao handebol, passando pelos sistemas de jogo, formas de preparação física, conhecimento de projetos, até a formação do esporte em grandes centros de referência ao handebol, como em Portugal. Cada módulo teve a duração de duas horas, sendo reservado 30 minutos para a interação entre os participantes e palestrante, através de perguntas e respostas.

A parceria entre a Federação de Handebol e o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef/Rede Cedes) da Unemat aconteceu no contexto de uma ação de Extensão. Para o Prof. Riller Reverdito, coordenador do Cipeef/Rede Cedes MT , participar dessas ações significa cumprir um dos papéis fundamentais da Universidade, que é estar próxima das demandas da sociedade. A formação de professores e treinadores é uma ação fundamental para o desenvolvimento do esporte no estado de Mato Grosso. E, quando somada à disposição das Instituições para colaborar, conseguimos ampliar o alcance dos objetivos da ação.

O prof. Luiz Mateus Coty, treinador de handebol de Campo Verde, destaca a importância das ações de formação continuada para a qualificação profissional. O prof. Thiago Andrade (Várzea Grande), treinador e árbitro de handebol, e um dos organizadores do evento, na mesma direção destaca que “vamos trabalhar para criar outras oportunidades formativas”.

O prof. Thiago Richoppo, presidente da Federação, aproveita para agradecer à todas as instituições que apoiaram o evento, palestrantes, mediadores e os participantes. Destaca a importância da parceria com o Cipeef/Rede Cedes MT da Unemat, e a intenção de ampliar a colaboração para outras ações de formação para professores e treinadores no Estado.

O professor Riller Reverdito agradece à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unemat e equipe de gestão do Cipeef/Rede Cedes MT pelo apoio a realização das ações de extensão.

Todas as palestras estão disponíveis no canal da Fehamat / Mato Grosso no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHT4uid_4rMMYrQ3ZHl5xlw/videos

 

Realização:

Federação de Handebol do Estado de Mato Grosso (Fehamat).

Centro Interdisciplinas de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef), Rede Cedes, Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

Apoio:
Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)
Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael)

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24564 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada