Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat participa de obra finalista em premiação da Associação Britânica de Linguística Aplicada
PUBLICAÇÃO
Professora da Unemat participa de obra finalista em premiação da Associação Britânica de Linguística Aplicada
16/10/2020 18:18:24
por Hemilia Maia
Foto por: Arte: Design

O livro "Visualising multilingual lives: more than words", em português "Visualizando vidas multilíngues: mais do que palavras", no qual a professora do curso de Letras, Ana Carolina de Laurentiis Brandão, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, contribuiu com um capítulo, ficou entre os quatro finalistas para o 2020 Baal Book Prize. O evento é uma premiação anual para livros da Associação Britânica de Linguística Aplicada, a British Association of Applied Linguistics (Baal).

O capítulo da professora Ana Carolina intitulado "Imagining L2 teaching in Brazil: what stories do student teachers draw", em português "Imaginando o ensino de segunda língua no Brasil: que histórias desenham professores em formação?", analisa a maneira como professoras de inglês em formação imaginam a profissão por meio de desenhos, e as histórias que dão forma a suas identidades docentes imaginadas.

O livro, organizado por Paula Kalaja da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia e Sílvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, compila pesquisas realizadas ao redor do mundo que utilizam métodos visuais como desenhos, fotos, narrativas multimodais, entre outros, para melhor entender processos de constituição identitária e experiências de ensino-aprendizagem de línguas em contextos multilíngues.

Segundo a professora Ana Carolina, a obra é destinada àqueles que têm interesse por iniciativas de educação e ou pesquisa com base nas artes em processos de ensino-aprendizagem de línguas, pesquisas de cunho narrativo e, sobretudo, maneiras criativas de permitir que participantes expressem o que é difícil verbalizar.

"Paula e Sílvia fizeram um belíssimo trabalho compilando capítulos inspiradores sobre o uso de métodos visuais. É um livro para pesquisadores que buscam experimentar métodos de pesquisa não-convencionais e ir além das tradicionais entrevistas. Para mim, é um honra fazer parte de uma obra tão instigante e tão bem aceita pelos pares", diz a professora Ana Carolina.

Visualizando vidas multilíngues: mais do que palavras - Este livro reúne estudos empíricos de todo o mundo para ajudar os leitores a compreender melhor os idiomas multilíngues, desde crianças pequenas a idosos, e suas vidas. Os capítulos centram-se nas identidades dos sujeitos multilingues e nas formas como são construídos discursivamente e ou visualmente, e estão divididos em secções que abordam especificamente o self multilingue, o aluno multilingue e a formação de professores multilingues. Os estudos baseiam-se em dados visuais ricos, que são analisados ​​quanto ao conteúdo e ou forma e frequentemente complementados com outros tipos de dados, para investigar como os multilíngues entendem seu uso e conhecimento de mais de um idioma em seu contexto específico. O tema do multilinguismo é abordado como subjetivamente vivenciado e o livro une o multilinguismo atual, narrativa e reviravoltas visuais em Estudos de Linguagem Aplicada. Será do interesse de estudantes e investigadores que trabalham nas áreas da aprendizagem e ensino de línguas, formação de professores e bi / multilinguismo, bem como para interessados ​​na utilização de métodos visuais e narrativas como meio de investigação acadêmica.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24747 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada