Mato Grosso, Sábado, 27 de Fevereiro de 2021     
Comitê Acompanhamento COVID
Unemat lamenta a morte de fundadora da Instituição e decreta luto oficial
PESAR
Unemat lamenta a morte de fundadora da Instituição e decreta luto oficial
21/01/2021 11:40:45
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, lamenta profundamente a morte da professora Miriam Benedita Moreira Menezes, 80 anos, ocorrida na manhã desta quinta-feira (21) em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. Ela deixa duas filhas. 

Em razão do falecimento a Unemat decretou luto de três dias e decidiu suspender todas as atividades administrativas e pedagógicas no âmbito da Universidade. 

A morte da professora Miriam deixa um vazio na história da Educação Superior de Mato Grosso. Ela foi uma das pioneiras na implantação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) em 1978 e foi a segunda diretora da instituição a partir de 1980, substituindo Edival dos Reis. Ela foi a primeira mulher a comandar a célula embrionária da Unemat, e está na galeria de ex-reitores.

Miriam atuou na Educação Básica de Mato Grosso e também tinha uma presença marcante em trabalhos humanitários. Visitava enfermos, aplicando Reiki e era uma estudiosa da espiritualidade.

A direção da Unemat e toda a comunidade acadêmica agradece aos serviços e desprendimento da professora Mirim em prol da educação pública e de qualidade. Ela foi uma incansável defensora do ensino público, lutou para que a Unemat se tornasse uma referência em educação e formação de profissionais sérios e comprometidos. “Deixa uma grande lição para todos que lutam por uma educação pública no interior de Mato Grosso e será sempre lembrada pelo seu desprendimento e determinação em defesa da implantação da nossa Unemat”, afirmam o reitor Rodrigo Zanin e a vice-reitora Nilce Maria da Silva.

A professora Miriam sentiu um mal estar na última sexta-feira (15/01) e no sábado (16) passou por uma intervenção cirúrgica por conta de uma obstrução intestinal mas não resistiu, vindo a óbito no dia de hoje.  O velório será realizado a partir das 12 horas na Capela Parque dos Ipês e o sepultamento está previsto para às 16 horas no Cemitério São João Batista.

Aos familiares e amigos, externamos nossos votos de pesar e desejamos que o legado da professora Miriam continue a reacender esperanças por uma educação para todos!

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 12659 | Impressões: 21292
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000