Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat é um dos autores da obra Panoramas Ambientais do Brasil Rural
PUBLICAÇÃO
Professor da Unemat é um dos autores da obra Panoramas Ambientais do Brasil Rural
04/05/2021 10:43:51
por Hemilia Maia
Foto por: Arquivo pessoal / Arte: Design Unemat

 

Edison Antônio de Souza, professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), é um dos autores do livro “Panoramas Ambientais do Brasil Rural” organizado pelos professores e pesquisadores Janes Jorge e Marcio Henrique Bertazi. O professor é autor do capítulo 13 intitulado ‘A questão ambiental do norte de Mato Grosso’.

A obra será lançada em julho, durante o 31º Simpósio Nacional de História promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) que acontecerá de forma virtual. No entanto, Panoramas Ambientais do Brasil Rural, já está disponível para aquisição na loja virtual Intermeios – Casa de Artes e Livros.

Panoramas Ambientais do Brasil Rural - No século XXI a História Ambiental se consolida no Brasil com a multiplicação das pesquisas nas universidades e com o diálogo interdisciplinar. A publicação retrata o Brasil rural sob a ótica desses autores professores e pesquisadores. As visões apresentadas reforçam a vastidão do rural do Brasil que é múltiplo, repleto de significações, memórias e ameaças. Essas questões são trazidas pelos autores que tem se articulado nos últimos anos em torno de atividades do Grupo de Trabalho em História Ambiental da Associação Nacional de História, Seção São Paulo (GTHA-SP). Na obra, eles enfatizam a fluidez dessas formas rurais ao longo da história brasileira e suas intrincadas relações com o meio ambiente.

Edison Antônio de Souza, doutor em História Social, é professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no câmpus de Sinop. Desenvolve pesquisas sobre: Estado, Poder, desenvolvimento sócio-ambiental, fronteira, questão agrária e as Políticas de Colonização no Brasil Contemporâneo com ênfase para a Amazônia Mato-Grossense.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada