Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024     
Novo Portal
Artigo
Artigo
29/04/2004 09:51:30
por Coordenadoria de Comunicação Social

A proposta articuladora "A Universidade na Escola" idealizada pela professora

Ms. Maria Fátima Castilho do Departamento de Pedagogia da Unemat, campus de Sinop,

desenvolvida com a colaboração das professoras Ademilde G. Kato, Edneuza

Trugillo e Ana Lúcia Andruchak envolve os alunos do VII semestre do

curso, no cumprimento da disciplina Estágio Curricular Supervisionado

Ensino Fundamental. Trata-se de um trabalho de parceria com as escolas do

município, em seu primeiro semestre de implantação, podendo ser estendida

às outras modalidades de estágio no Campus de Sinop.

As ações têm como questões balizares: a relação tríade: ensino, pesquisa e

extensão; a articulação entre projetos de pesquisa e práticas pedagógicas;

a ação-reflexão-ação; a globalização e significatividade; o resgate do

sentido e concepção de prática e de estágio, e a prática pedagógica como

mediadora. Tais princípios visam aprofundar assuntos relacionados às

séries inicias emergentes do cotidiano escolar que devem ter como suporte

as teorias estudadas no decorrer do curso, garantindo assim e de fato, a

relação teoria e prática, no momento do estágio.

A operacionalização das ações propostas consta com a participação da

Secretaria de Educação na indicação, por semestre, de no máximo três

escolas para a atuação dos estagiários, levando em consideração diferentes

aspectos, entre os quais o interesse das instituições em manter um vínculo

com a Universidade. Os estagiários trabalham em dupla sempre que

possível; numa modalidade de monitoria, estarão concentrados/as em

determinadas escolas tendo como primeiro critério de agrupamento os

projetos de pesquisa afins. Além dessa participação a SMEC contribui

também com o fornecimento de materiais para a realização das atividades

propostas no estágio.

No projeto que já se encontra em desenvolvimento na Escola

M. "União" e na Escola M. São Cristóvão, a operacionalização do estágio

se dá em três etapas: a PROBLEMATIZAÇÃO: Etapa que corresponde à leitura

crítica da realidade da sala de aula e da escola como todo; a PRÁTICA

PEDAGÓGICA com uma carga horária de 120 horas em sala de aula

contemplando as mais diversas áreas do conhecimento, tendo como parâmetro

maior, a proposta da escola e a organização dos conteúdos estabelecidas

na proposta da professora titular da turma e por último, 40 horas de

Intervenção, tendo como sustentação a relação dialética

ação-reflexão-ação.

Tendo, portanto, três etapas a cumprir "os acadêmicos do VII semestre

atualmente estão na 3ª etapa, a da intervenção, prestando atendimento aos

alunos em defasagens na escola, dessa forma trabalhando com metodologias

diversificadas e atividades significativas para o aluno. Com isso se

busca contribuir para a superação de seus limites e o prazer pela

aprendizagem. Assim, os estagiários estão interpretando o cotidiano

escolar, vivenciando na prática situações de docência e intervindo na

realidade escolar. O curso de Pedagogia, assim, está garantindo sua

inserção nas escolas e contribuindo com a qualidade do ensino municipal no

exercício daquilo que de fato é sua função como curso de formação de

professores.

Já se pode dizer que o trabalho vem sendo muito elogiado pela Secretaria

Municipal de Educação e todos os envolvidos nas atividades. "Era

exatamente isso que a Secretaria esperava do curso de Pedagogia e esperava

da Universidade: um trabalho em parceria em que todos tivéssemos sucesso,

no sentido de buscarmos estratégias para a melhoria do ensino", afirmou

Profª Rosa, atual Secretária de Educação no município, quando da

apresentação da proposta pela equipe de estágio à Secretaria de Educação.


Prof. Ms. Maria Fátima Castilho

Responsável pela equipe de Estágio Ensino Fundamental

Unemat - Campus de Sinop

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24750 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada