Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Jornada Científica tem início com apresentações de trabalhos, palestras e mesa redonda
CONHECIMENTO
Jornada Científica tem início com apresentações de trabalhos, palestras e mesa redonda
30/09/2015 17:56:43
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Deivid Sulzbacher Fontes
O evento teve início hoje (30) pela manhã, com cadastramento dos participantes
O evento teve início hoje (30) pela manhã, com cadastramento dos participantes

A 6ª edição da Jornada Científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) teve início hoje (30),na Cidade Universitária de Cáceres. Com 1.041 estudantes inscritos de todos os Câmpusda Instituição, o evento é organizado pelo Comitê Científico Específico, das pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Extensão e Cultura (Proec) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Serão realizados, em conjunto com a Jornada Científica, cinco eventos: a 6ª edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), a 5ª edição do Seminário de Extensão Universitária (Semex), a 3ª edição do Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a 1ª edição do Encontro do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) e a 1ª edição do Encontro de Representantes Acadêmicos da Unemat (Erau). Também ocorrerá uma oficina para a construção da edição 2015 do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

O 6º Conic tem 363 trabalhos inscritos, enquanto o Semex conta com 98. Já o Seminário do Pibid terá a apresentação de 99 trabalhos, e 15 estudantes inscreveram trabalhos para o Encontro do Focco.

Hoje pela manhã, o evento teve início com cadastramento dos participantes e apresentações orais do 6º Conic, do 5º Semex e do 1º Encontro do Pibid. Os trabalhos são divididos em áreas do conhecimento nos três eventos, e cada área possui um grupo de avaliadores, que analisam as apresentações orais dos alunos

“Hoje nós estamos tendo a apresentação oral, que é importante por socializar o que nossos alunos estão produzindo relacionado a ensino, pesquisa e a extensão, que são os pilares da instituição”, explica o diretor de Gestão de Pesquisa da Unemat, Claumir César Muniz. “Como o evento conta com alunos de todos os campi, é uma oportunidade de observarmos quais atividades os outros Câmpusestão desenvolvendo. Muitos alunos e muitos professores estão participando, o que gera uma troca de experiências, um intercâmbio de conhecimentos, especialmente para os acadêmicos”, afirma Claumir.

A abertura oficial do evento ocorre hoje à noite, no Ginásio de Esportes da Cidade Universitária de Cáceres, às 19 horas.

 

Programa Focco

O primeiro dia da Jornada Científica também foi marcado pelo 1º Encontro do Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco), no Auditório Edval dos Reis. “Nós separamos um momento da Jornada Científica para discutir a aprendizagem cooperativa. Nosso princípio é conseguir, por meio do Focco, diminuir a evasão e repetência dentro da Universidade”, explica a assessora de Formação Regular da Unemat, Renata Cintra Nascimento.

Após uma mesa redonda com trocas de experiências, a professora Marinez Cargnin Stieler, do Campus Universitário de Tangará da Serra, ministrou a palestra inicial do 1º Encontro do Focco, abordando a aprendizagem cooperativa no Ensino Superior. “Nós podemos observar que, hoje, a Unemat está investindo muito no Programa Focco, de aprendizagem cooperativa. Ele funciona entre os pares, onde um aluno, o articulador, estará trabalhando com outros colegas, formando grupos, uma ‘célula’”, explica a professora. “Isto, no meu ponto de vista, é um investimento da Universidade para o futuro. Os alunos de Licenciatura poderão atuar depois lá na Educação Básica. Já temos trabalhos publicados sobre a atuação e a aprendizagem cooperativa dentro da Educação Básica. Também estes alunos que hoje são articuladores e facilitadores do Focco, se forem de Bacharelado, poderão atuar como profissionais nos diversos campos e mesmo como professores de instituições”, afirma Marinez.

“O evento está sendo ótimo para nós, que contamos com a participação de professores e alunos que não estão diretamente envolvidos com o programa e que vieram conhecer melhor o Focco, querem saber o que, como funciona”, conta Renata. “Nós estamos com resultados excelentes, com acadêmicos dizendo ‘Eu não desisti da Universidade porque o Focco me ajudou a me interessar e aprender mais’. Para nós isto é muito produtivo, é uma experiência fantástica participar do Programa”, afirma a assessora.

Além do Encontro, 15 bolsistas do Programa Focco participarão da Jornada Científica com a apresentação de trabalhos.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada