Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Radiando Comunicação enfoca o amor como temática
EXTENSÃO
Radiando Comunicação enfoca o amor como temática
18/06/2014 10:06:43
por Texto enviado pela professora Marinês - Tangará da Serra

O programa TpM – Radiando Comunicação, que vai ao ar na Rádio Tangará, aos sábados, entre 10 e 11h abordou no último final de semnana (14) o amor como tema central em homenagem ao dia dos namorados.

A apresentação ficou sob a responsabilidade da professora e pesquisadora na área de Ciências Humanas Marinês Rosa. Marinês, além de contar com a participação do professor Flávio Benites e do psiquiatra Dr. André S. de Lima.

Na mesma data o programa ainda ao ar os quadros Mulheres Que Fazem História e Aplausos. Nos espaços musicais foram rodadas as músicas; Pelas luz dos olhos teus, interpretada por Tom Jobim e Vinicius de Morais, Ainda Bem, com Vanessa da Mata e Quando a gente ama, com Oswaldo Montenegro.

Na abertura do programa foram repassados os informes sobre o resultado da eleição para a reitoria da Unemat, em que a professora Ana Di Renzo venceu nos três segmentos devendo ser empossada no dia 19 de dezembro. Sobre as atividades do TpM, no dia 11/4 a equipe reuniu-se para avaliação dos trabalhos e planejamento das atividades e no dia 18/6 estaremos em atividade com as mulheres no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social da Vila Esmeralda). O convite foi feito pela Psicóloga do Creas e, parceira do TpM Thereza Erica Sousa Lopes.

No quadro Mulheres que Fazem História, o acadêmico de Enfermagem Rafael Fernandes Demarchi homenageou a escritora Clarice Lispector devido ao romantismo em suas obras. Clarice nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, tendo recebido o nome de Haia Lispector. Ela publicou seu primeiro conto “Triunfo” no seminário Pan e recebeu vários prêmios por suas outras obras. Rafael também destacou que Helen Palmer surgiu como pseudônimo de Clarice em meados das décadas de 1950 a 1960, neste período ela escrevia crônicas sobre o mundo feminino no Correio da Manhã, este foi retratado em um quadro do Fantástico da Rede Globo. As obras de Clarice Lispector são marcadas pelas preocupações sociais e questões existenciais, sempre abarcadas em personagens femininas. Por fim, Rafael indicou aos ouvintes algumas obras de Clarice para leitura, tais como: A Maçã no Escuro, Água Viva, A Hora da Estrela, entre outros.


 Dando continuidade ao programa, Marinês anunciou o quadro Aplausos do TpM, que foi apresentado também pelo acadêmico de Enfermagem Rafael Fernandes Demarchi. Sendo aplaudido o lançamento do Programa Brasil Alfabetizado 2014, realizado no Anfiteatro do Centro Cultural do município de Tangará da Serra, na última sexta-feira (13), que tem como o objetivo promover a alfabetização a pessoas acima de 15 anos de idade, existindo desde 2003, porém só foi instalado em Tangará da Serra em 2013, ano em que atendeu 250 pessoas. Neste ano foram 770 inscritos, isto demonstra um maior interesse da população em aprender a ler e escrever.  Ao lançamento do Programa Brasil Alfabetizado, foi dedicado, portanto, os Aplausos do TpM dessa semana.

O tema central do programa do último dia 14 dedicado ao amor, a professora Marinês abordou a enquete desenvolvida pela acadêmica de Enfermagem Érica Baggio que questionava se o amor é cego, tendo como resultado a maioria dos votos “não”, mediante a este fato Marinês indagou ao psiquiatra André se o amor é realmente cego e porque elas ficam bobas quando estão sobre os seus efeitos. Em resposta o médico André destacou a importância da diferenciação do amor de paixão, enquanto que o amor são percepções amplas de causa e efeito, em que o mesmo proporciona liberdade, a paixão são sensações de estímulos dos órgãos sensoriais, está envolvida com a liberação de hormônios desencadeadores de prazer, pode escravizar gerando sofrimento e dor.

O professor Flávio destacou que na filosofia há três tipos de amor: Filía, Ágape e Eros. Filía seria o amor presente entre amigos e familiares, possui um vinculo forte e reciprocidade. Ágape é um amor universal, fraterno e caridoso, porém não apresenta reciprocidade, já Eros esta envolvida ao desejo, sexo, ou seja, está ligado mais a paixão, completando que amor é cego, surdo e mudo. Marinês seguiu a entrevista perguntando para o Dr. André se o amor faz bem para a saúde, em resposta, o Dr. André disse que quem ama é capaz de produzir Imunoglobulinas em maior quantidade do que aqueles que não amam, as imunoglobulinas são anticorpos, ou seja, são mecanismos de defesa do nosso organismo contra agentes agressores externos, portanto, amar protege o nosso corpo contra algumas doenças. Marinês questionou a Flávio sobre a questão do ciúmes, estando este envolvido até mesmo à violência, Flávio disse que ciúmes vem o latim “zelus”, significa de acordo com o dicionário Aurélio: cuidado, ardor, inveja, receio de perder alguma coisa, ele ressalta também, que o ciúmes surge por termos de perder a exclusividade que nos foi dada.

Encerrando o programa, a profª Me. Marinês da Rosa trouxe uma curiosidade, na qual relatou as influências culturais relacionadas aos sentimentos amorosos, centrando-se na comemoração ao dia de Santo Antônio comemorado no dia 13 de junho de cada ano. Há quem nutra pelo santo a fé pela proteção, outros acreditam no poder de resolver as pendências amorosas. Pode ser um novo amor ou ainda acelerar o processo para o casamento. Marinês também destacou que o TpM está elaborando um Correio Elegante, com o propósito de promover a declaração de amor a quem desejar participar, em menção a isto relembrou algumas frases utilizadas principalmente neste período de festas juninas e também relacionadas as redes sociais: “Cai, cai, balão, aqui na minha mão. Cai, cai, amor, dentro do meu coração”, “Aperta ctrl + alt + del porque eu travei quando te vi!". Marinês finalizou o programa agradecendo todos os que ajudaram a produzi-lo.

Apresentação e Roteiro: Marinês da Rosa (Profa da Unemat - área de Sociologia)
Direção e Quadros: Michele Mariano e Rafael Demarchi (acadêmicos do Curso de Enfermagem);
Redação: Michele Mariano e Rafael Demarchi;
Seleção de músicas: Amanda Anibale (acadêmica do Curso de Adm/Agro);
Registros fotográficos e produção de texto: Michele Mariano e Rafael Demarchi (acadêmicos do Curso de Enfermagem);
Enquete temática: Érica Baggio (acadêmica do Curso de Enfermagem);
Mesa técnica: Amanda Anibale (acadêmica do Curso de Adm/Agro)

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24523 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada