Mato Grosso, Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014     

Campus Universitário de Sinop

Acesse o site: http://sinop.unemat.br

  • Apresentação
  • Dados do Campus
  • Cursos oferecidos

A Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT- é uma entidade autônoma de direito público, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, criada a partir do Instituto de Ensino Superior de Cáceres - IESC - pela Lei no 703 em 1978 e estadualizada pela Lei no 4960, de 19 de dezembro de 1985. A Unemat, passou à condição de Universidade, de acordo com a Lei complementar no 30, de 15 de dezembro de 1993 e obteve no ano de 1999 o Reconhecimento enquanto Universidade pelo Conselho Estadual de Educação - CEE/MT, homologado pelo secretário de Estado de Educação de Mato Grosso em data de 30 de abril de 1999 pela Portaria 196/99 da Secretaria da Estado de Educação - SEDUC/MT.

A Universidade do Estado de Mato Grosso, tem sua sede na cidade de Cáceres, interior do Estado e se faz presente em dez regiões geo-educacionais de múltipla diversidade geográfica, econômica e cultural, e tem como eixo central de suas atividades as áreas de educação e meio ambiente. Seu programa de expansão foi iniciado na cidade de Sinop, em 1990, tendo em vista o fato de a cidade ser considerada município PÓLO REGIONAL e pela carência de profissionais especializados na região. Atualmente a Unemat conta com um total de onze Campi Universitários e com a perspectiva da abertura de novos cursos que lhe assegurem reconhecimento e a credibilidade na sociedade mato-grossense e entre as instituições brasileiras e internacionais.

A Universidade do Estado de Mato Grosso, primeira Universidade pública estadual matogrossense, através dos cursos que oferece no decorrer de trinta anos de funcionamento, tem como objetivos fundamentais o ensino, a pesquisa e a extensão, integrados na formação técnico-profissional e na difusão da cultura. Em 1990, a comunidade sinopense começou a organizar-se para a instalação de um Núcleo de Ensino Superior no município. A partir daí, diversas reuniões ocorreram entre representantes da comunidade sinopense e autoridades governamentais com o objetivo da instalação do Ensino Superior em Sinop, culminando em 23 de abril de 1990, com a criação da Comissão Pró-instalação do Núcleo de Ensino Superior em Sinop.

Em 06 de julho de 1990, o Conselho Curador da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres, através da Resolução no 014/90, criou o então Núcleo de Ensino Superior de Sinop e também determinou a composição e competência dos órgãos de Estruturação Organizacional do Núcleo de Sinop, através da Resolução no 016/90. O governo do Estado, através do Decreto no 2.720 de 09 de julho de 1990, criou o Núcleo de Ensino Superior de Sinop, gerenciado pela Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres e através da Lei no 5.640 da mesma data criou os cargos para o magistério público superior do Núcleo. Foram criados no Núcleo de Ensino Superior de Sinop os cursos de Licenciatura em Matemática, Letras e Pedagogia. O primeiro concurso vestibular para estes cursos ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto de 1990.
    Atualmente, o Campus Universitário de Sinop está sediado no Centro Educacional de Sinop, contando com uma boa infra-estrutura física para seu funcionamento, com laboratórios e biblioteca informatizada e com linhas de Internet a disposição de acadêmicos e professores para estudos e pesquisas, estando entre os 3 maiores Campi da Unemat.

O Município de Sinop está localizado na Região Centro Norte do Estado de Mato Grosso, às margens da rodovia Cuiabá-Santarém ( BR. 163 ) a uma distância de 500 Km de Cuiabá ( Capital do Estado ). Possui área de 3.206,80 Km2 e limita-se ao Norte com os Municípios de Itaúba e Cláudia, ao Sul com os Município de Vera e Sorriso, a leste com os Municípios de Cláudia e Santa Carmem e a Oeste com o Municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso, integrando a região XII do IBGE, chamada de Região Centro Norte.

Sinop é uma cidade que ultrapassa 100.000 habitantes, conforme contagem do IBGE em 2007, e está em uma região geo-educacional que possui mais de 450.000 habitantes que está demonstrando tendências para novas demandas profissionais. Neste contexto, a partir de 2001 o Campus de Sinop ampliou sua oferta de educação superior para a área de Ciências Sociais e Aplicadas, com os cursos de Bacharelado em Economia, Ciências Contábeis e Administração. Isso também reflete a necessidade da na ampliação da profissionalização em outras áreas, visto que a região geo-educacional de Sinop possui uma abrangência em mais de 20 municípios, o que determinou a ampliação do oferecimento de educação superior para a região através da Criação do Núcleo Pedagógico de Juara, em outubro do ano de 2001, iniciando suas atividades com o oferecimento dos Cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis e de Licenciatura em Letras e se fortalecendo através da criação do Campus Universitário de Juara em outubro de 2005.

Tendo em vista as demandas insurgentes, também foi criado o Núcleo Pedagógico de Sorriso, através da Resolução 021/2004 do Consuni, que disponibiliza atualmente os cursos de Bacharelado em Administração e Licenciatura Plena em Pedagogia, bem como vários módulos de Pós-graduação. Além deste, foi criado também o Núcleo Pedagógico de Lucas do Rio Verde, através da Resolução 014/2006 do Consuni, o qual disponibiliza atualmente o curso de Bacharelado em Economia.

Sabemos que cabe à Universidade preparar profissionais para a atuação consciente na busca de melhorias sociais e do desenvolvimento da sociedade onde se encontra inserida, e para isto precisamos que os profissionais pesquisem e compreendam a própria realidade local em busca de meios de desenvolvê-la. Essa visão que a universidade pode proporcionar serve para quebrar os vínculos com o pensamento imediatista e predatório para buscar então as potencialidades de desenvolvimento auto-sustentado da região, fugindo da devastação e despreocupação com o meio-ambiente e a qualidade de vida.

Com essa perspectiva a Unemat, Campus de Sinop, procura e almeja formar profissionais que possam atuar de maneira integrada com os recursos naturais de modo sustentável e eficiente, procurando criar meios de desenvolvimento duradouros e abrangentes, preocupando-se com o desenvolvimento social a partir do desenvolvimento educacional e econômico da região, assumindo que seu papel no desenvolvimento passa pelo exercício de uma formação oriunda da realidade e voltada à realidade mato-grossense, seja em seus aspectos econômicos, sociais e humanos.

Diretor Político-Pedagógico e Financeiro: Prof. Dr. Rodrigo Bruno Zanin

Diretor Administrativo: Rui Ogawa

Telefone: (66) 3511-2102/ 2103

E-Mail: coordenacao@unemat-net.br

Site: http://sinop.unemat.br

Endereço: Avenida dos Ingás, 3001, Centro

Cidade: Sinop / MT

 

FACET – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas

Telefone: (66) 3511-2145

e-mail: facetsinop@unemat.br

Diretor

Prof. Me. Miguel Tadayuki Koga

Técnicos

Anderson Alex Reichert

Ronnie Jeffeson Fazzollo

Gisele Franciane Belisario Fagundes

Cursos

·  Licenciatura em Computação

o    Coordenador: Prof. Me. Miguel Tadayuki Koga

·  Bacharelado em Engenharia Civil

o    Coordenador: Prof. Dr. Flávio Alessandro Crispim

o    E mail: engenhariacivil@unemat-net.br

·  Bacharelado em Engenharia Elétrica

o    Coordenador: Prof. Dr. Rogério dos Reis Gonçalves

o    E-mail: engenhariaeletrica@unemat-net.br

·  Licenciatura em Matemática

o    Coordenador: Prof. Me. Odacir Elias Vieira Marques

o    E-mail: matematica1992@unemat-net.br

FACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas

Telefone: (66) 3511-2128

e-mail: facisasinop@unemat.br

Diretora

Profa. Me. Fernanda Mosseline Josende Coan

Técnicos

Douglas Luis Natari

Kerllin Carla Boeing

Wander Luiz Ribeiro Scandolara

Cursos

·  Bacharelado em Administração

o    Coordenador: Prof. Me. Paulo Jorge Santos de Vasconcellos

o    E-mail: administracao@unemat-net.br

·  Bacharelado em Ciências Contábeis

o    Coordenador: Prof. Me. Geraldo Alves Ferreira

o    E-mail: contabeis@unemat-net.br

·  Bacharelado em Ciências Econômicas

o    Coordenador: Prof. Me. Paulo José Körbes

o    E-mail: economia@unemat-net.br

FAEL – Faculdade de Educação e Linguagem

Telefone: (66) 3511-2117

e-mail: faelsinop@unemat.br

Diretor

Prof. Dr. Genivaldo Rodrigues Sobrinho

Técnicos

Rodrigo Senna da Silva

Valdenício Marcos dos Santos

Cursos

·  Licenciatura em Letras

o    Coordenadora: Profa. Marilda Fátima Dias Pereira

o    E-mail: letras@unemat-net.br

·  Licenciatura em Pedagogia

o    Coordenadora: Profa. Dra.Claudete Inês Scroczynski

o    E-mail: pedagogia@unemat-net.br

·  Mestrado Profissionalizante em Letras – PROFLETRAS

o    Coordenadora: Profa. Dra. Luzia Aparecida Oliva dos Santos

o    E-mail: profletrassinop@unemat.br

Rede Social


Copyright 2011 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000