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Professor da Unemat participa de organização de livro sobre diversidade étnico-racial
PRODUÇÃO ACADEMICA
Professor da Unemat participa de organização de livro sobre diversidade étnico-racial
06/08/2020 09:41:21
por Lygia Lima com informações de Osvaldo Cerezer
Foto por: Divulgação

O livro “Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade” organizado pelo professor da Universidade do Estado de Mato Grosso Osvaldo Mariotto Cerezer, Luís César Castrillon Mendes (UFGD) e Renilson Rosa Ribeiro (UFMT) acaba de ser lançado pela Editora Appris.

A coletânea é composta por 18 capítulos de professores/pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e tem o prefácio escrito pelo professor dr. Joan Pagès Blanch (In memoriam) da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.

O livro, segundo o professor organizador Osvaldo,  é resultado de um esforço coletivo no campo do ensino e da aprendizagem de história e suas relações com os debates acerca da educação para as relações raciais no Brasil contemporâneo. “A proposição da coletânea partiu dos estudos, pesquisas e ações desenvolvidas pelos organizadores, nos Grupos de Pesquisa “Cultura, Diversidade e Ensino de História, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, e do “Etrúria: Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História”, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, juntamente com a colaboração de professores pesquisadores de diferentes instituições brasileiras. Nossos estudos e debates dão ênfase para diferentes aspectos do fazer historiográfico e do ensino de história, como: formação de professores para o exercício da docência na educação básica, ensino de história e educação escolar indígena, educação para as relações raciais africana e afro-brasileira, diversidade cultural, identidade e diferença, educação histórica, narrativas, memória, imaginário e patrimônio, fronteira, memória e ensino de história”, explica.  

Os textos trazem uma perspectiva dialógica e remetem os leitores a refletirem sobre a importância do diálogo entre as diferentes instâncias do fazer historiográfico, da formação de professores e do ensino de história e suas distintas práticas efetivadas no interior dos diferentes espaços escolares.

“Uma sociedade multicultural como a brasileira, exige múltiplos olhares para que a multiplicidade de sujeitos e identidades, possam ser compreendidas e inseridas no âmbito das pesquisas, produções acadêmicas, currículos de formação de professores, currículos escolares, livros didáticos e, especialmente, por uma prática docente ética e politicamente engajada na formação de sujeitos históricos distintos”, ressalta o professor da Unemat.

O livro que tem 327 páginas pode ser adquirido no site da editora https://www.editoraappris.com.br/produto/4004-diversidade-tnico-racial-e-as-tramas-da-escrita-historiografia-memria-e-ensino-de-histria-afro-brasileira-na-contemporaneidade ou em diversas livrarias on-line.

 

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