Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Cursos de Nova Mutum farão parte do próximo vestibular da Unemat
ENSINO SUPERIOR
Cursos de Nova Mutum farão parte do próximo vestibular da Unemat
11/09/2013 18:20:01
por Hemilia Maia

O professor Adriano Silva, reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve em Nova Mutum ontem, (10.09) onde cumpriu uma extensa agenda que envolvia a transferência dos cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova) para a Unemat. O campus da Unemat/Nova Mutum entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2014. A nova unidade começará suas atividades com cerca de 650 alunos.

Durante a tarde foi realizada nas dependências da Uninova uma reunião sobre a preparação da documentação de competência da Unemat no processo de transferência entre o reitor, professor Adriano Silva, e a futura diretora político-pedagógica e financeira do campus, a professora Eloísa Mignoni, entre outros representantes da Unemat; o professor Aguinaldo Garrido, presidente do Conselho Estadual de Educação; o prefeito em exercício, Leandro Félix e secretários; o presidente da Câmara, Luís Carlos Gonçalves e vereadores; e, a diretora da Uninova, Telma Saravy.  

Além da coletiva concedida à imprensa local, o reitor e integrantes da comitiva da Unemat visitaram as dependências físicas da Uninova. À noite o encontro com os acadêmicos da Uninova serviu para elucidar e tranquilizar toda comunidade de Nova Mutum preocupada com o futuro da instituição.

Durante o encontro o professor Adriano Silva contou como nasceu a Unemat há 35 anos, apresentou a instituição, falou sobre os 12 Câmpuse informou o início das atividades do 13º campus para o primeiro semestre de 2014 em Nova Mutum. Ainda apresentou os 59 cursos oferecidos pela Unemat em todo estado de Mato Grosso, os programas de mestrado e doutorado e a política da universidade de combate a evasão.

Os cursos de Administração, Agronomia e Ciências Contabéis farão parte do vestibular para o primeiro semestre de 2014. As duas turmas do curso de Pedagogia serão transferidas à Unemat, transformadas em turmas únicas.

Transferência: A Uninova é a primeira instituição de ensino superior municipal a ser transferida para o Estado. O processo foi necessário por questões legais. A União do Ensino Superior de Nova Mutum cobrava mensalidades o que fere a legislação brasileira que prevê a oferta do ensino público de forma gratuita.  Diante do impasse, a estadualização da instituição se tornou uma vontade e um pedido da comunidade que viu no processo de transferência dos cursos à Unemat uma solução de qualidade para o problema.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24522 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada