Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Alunos de Jornalismo destacam-se em congresso regional
PREMIAÇÃO
Alunos de Jornalismo destacam-se em congresso regional
12/05/2014 17:15:07
por Texto por Réulliner Rodrigues
Foto por: Gibran Lachowisck

Há seis anos o curso de Jornalismo do campus de Alto Araguaia vem se consolidando no maior congresso de Comunicação na região Centro-Oeste. Dessa vez, os seus alunos conquistaram quatro prêmios na XXI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), durante a XVI Intercom que aconteceu em Taguatinga (Brasília) nos dias 08 a 10 de maio.

No geral, a Unemat ficou entre as quatro universidades mais premiadas, concorrendo com instituições renomadas de todo o Centro-Oeste, como a Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras. Enquanto em Mato Grosso sagrou-se a maior vencedora.

De acordo com Christielle, 3º semestre, que participa pela primeira vez do evento, a experiência foi satisfatória. A acadêmica apresentou um trabalho na qual escolheu um acontecimento próprio como base. Trata-se da reportagem “Comer e vomitar: o que há de errado com elas?”. Christielle expôs o problema de garotas que sofrem de transtorno alimentar. “Quando eu precisei de ajuda, senti falta de encontrar informação nos meios de comunicação. A mídia impõe que as meninas sejam magras, loiras de olhos azuis. Me preocupei em mostrar o lado humanizado do problema”, enfatizou.

Para o acadêmico Ronaldo Divino Borges, 6º semestre, que há três anos participa do congresso regional e dois do congresso nacional, a experiência é valiosa. “São nestes eventos que temos a oportunidade de mostrar o nosso potencial em atividades práticas que desenvolvemos dentro das disciplinas do curso, o que nos capacita profissionalmente”, disse.

Borges ressalta ainda que é gratificante ganhar de instituições particulares e federais e que chegar até o nível nacional gera maior responsabilidade. “O peso é maior. É aqui que teremos a chance de representar novamente a instituição e o município à nível de Brasil. O desafio é maior.”

            Além dos estudantes, a universidade foi representada por quatro professores do curso. Para o docente Réulliner Rodrigues, responsável por intermediar os acadêmicos, o evento abre as portas para mostrar o papel da universidade e os trabalhos que vem desenvolvendo em caráter humanístico e profissional. O professor ressalta ainda que infelizmente a participação não foi maior por conta dos prazos do congresso coincidir com o início tardio das aulas.

A Intercom

Em sua XXI edição, o congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) destina-se à troca de conhecimento e produção cientifica de pesquisadores, profissionais e alunos de Comunicação. O evento é realizado anualmente em todas as regiões brasileiras oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

Os estudantes de Jornalismo e recém-graduados aprovados nesta etapa regional, vão participar e concorrer ao prêmio em sua etapa nacional a ser realizada em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 01 a 05 de setembro na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Confira no quadro a participação do curso de Jornalismo da Unemat na Intercom:

Intercom Brasília (DF) – 2009

2 Submissões de trabalhos, 2 vencedores

Intercom Goiânia (GO) – 2010

5 submissões de trabalhos, 2 vencedores

Intercom Cuiabá (MT) – 2011

7 Submissões de trabalhos, 6 vencedores.

Intercom Campo Grande (MS) – 2012

12 Submissões de trabalhos, 8 vencedores.

Intercom Rio Verde (GO) – 2013

21 Submissões de trabalhos, 12 vencedores.

Intercom Taguatinga (DF) – 2014

9 Submissões de trabalhos, 4 vencedores

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24522 | Impressões: 138296
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada