Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Reitor da Unemat participa de audiência sobre autonomia de universidades no Ceará
UNIVERSIDADES ESTADUAIS
Reitor da Unemat participa de audiência sobre autonomia de universidades no Ceará
11/09/2014 16:38:16
por Nataniel Zanferrari

Representantes das universidades públicas estaduais do Ceará discutiram em audiência, na tarde de terça-feira (09), a importância de avançar na autonomia financeira e administrativa das instituições de ensino superior. “Esse é um momento histórico”, ressaltou o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio.

A autonomia da universidade – na gestão financeira, patrimonial, administrativa e acadêmica – já está garantida na Constituição Estadual. A deputada Rachel Marques (PT-CE), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, destacou que é preciso fazer a regulamentação dessa autonomia.

Durante o encontro, foi apresentada a experiência vivenciada pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Segundo o reitor da instituição, Dionei José da Silva, primeiro foram elaboradas leis que tentaram regulamentar os repasses para a Unemat de acordo com a receita de impostos do Estado de Mato Grosso.

Entretanto, a solução só foi obtida através da aprovação de uma emenda constitucional. Ela fixou, inicialmente, o repasse de 2% da receita corrente do Mato Grosso para a universidade, devendo o percentual chegar a 2,5% até 2018.  “Com o percentual, a universidade consegue elaborar um planejamento e não fica a mercê desse repasse que poderia vir ou não”, afirmou Dionei.

A audiência, na avaliação da deputada Rachel Marques, é o primeiro passo para se construir um projeto que atenda a realidade das universidades estaduais cearenses – além da Uece, também inclui a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). “Essa autonomia deve aperfeiçoar formas de controle social e do Poder Público”, acrescentou Rachel Marques.

O coordenador de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Cândido Bezerra da Costa Neto, destacou que também é preciso avançar nas discussões sobre a integração das universidades estaduais cearenses. “Ano passado, em reunião, iniciamos a discussão de uma lei orgânica para a educação superior do Ceará”, informou.

Também participaram da audiência o vice-reitor da Urca, José Patrício Pereira Melo, e a vice-reitora da UVA, Isabelle Mont’alverne Albuquerque.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada