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Professor da Unemat lança livro sobre o jogo como elemento pedagógico no sistema prisional
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professor da Unemat lança livro sobre o jogo como elemento pedagógico no sistema prisional
17/09/2014 16:55:26
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Divulgação
O professor Kleber Tüxen Carneiro, de Educação Física da Unemat, lançou livro sobre o jogo como elemento pedagógico no sistema prisional
O professor Kleber Tüxen Carneiro, de Educação Física da Unemat, lançou livro sobre o jogo como elemento pedagógico no sistema prisional

O professor Kleber Tüxen Carneiro, do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com os professores Alcides Sacglia (Unicamp) e Ricardo Leite de Camargo (USP), acaba de lançar sua mais recente obra, a primeira pela Editora Unemat.

Nela, os professores analisam a possível influência do jogo como instrumento pedagógico no sistema penitenciário, entendendo que ele pode favorecer no processo de ressocialização. Além de buscar conhecer a teoria do jogo e os teóricos que refletiram sobre o fenômeno, buscou-se conhecer um pouco mais sobre as características do sistema penitenciário, bem como discutir alguns aspectos do desenvolvimento moral, e assim, avaliar os resultados de uma intervenção desenvolvida.

A intervenção desenvolvia aulas de futebol, com uma metodologia subsidiada pelas atividades lúdicas como forma de abordar os fundamentos deste esporte. Ao término das atividades, refletia-se sobre o fazer e compreender das vivências práticas, bem como sobre as relações intrapessoais e interpessoais presentes no jogo e os sentimentos vivenciados pelos participantes.

Após a observação e entrevista com os participantes, concluiu-se que o jogo, por suas características de criação, imprevisibilidade, espontaneidade, conflito e cooperação, pode favorecer um ambiente propício ao processo de ressocialização, na qual os participantes podem vivenciar não só experiências lúdicas e agradáveis, como também situações de resolução de conflitos pessoais, para serem autônomos em suas atitudes e criações e na tomada de consciência sobre seus comportamentos.

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