Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Mestrado em Educação recebe duas alunas da Colômbia
INTERCÂMBIO
Mestrado em Educação recebe duas alunas da Colômbia
06/03/2015 12:53:24
por Nataniel Zanferrari
A professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima. ladeada pelas mestrandas vindas da Colômbia, Andrea Rodríguez Vega e Diana Marcela Orjuela Rojas
A professora Elizeth Gonzaga dos Santos Lima. ladeada pelas mestrandas vindas da Colômbia, Andrea Rodríguez Vega e Diana Marcela Orjuela Rojas

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu este semestre duas mestrandas colombianas. Andrea Rodríguez Vega e Diana Marcela Orjuela Rojas são egressas da Universidad Nacional de Colombia (Unal), em Bogotá, Colômbia.

“Nós temos um Acordo de Cooperação Internacional com a Unal, e uma das atividades deste acordo, dentre outras, como o intercâmbio de professores, é uma ação para abrir, em todos os nossos seletivos, duas vagas todos os anos para egressos da Universidad Nacional de Colombia. No ano passado, em setembro, nós abrimos um edital específico para estas duas vagas e foram aprovadas as duas alunas egressas da Unal, a Andrea e a Diana, que estão chegando a Cáceres e se organizando para cursar o mestrado”, explica a professora do PGEdu, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima.

Atuando na linha de pesquisa ‘Educação e diversidade’, Diana Marcela Orjuela Rojas pretende elaborar a construção de uma pedagogia feminista para educação das mulheres que são vítimas da violência doméstica. O orientador será o professor Paulo Alberto dos Santos Vieira.

Já Andrea Rodríguez Veja, atuando na linha de formação ‘Formação de professores: Concepções e práticas pedagógicas’, irá realizar uma pesquisa com crianças nos anos inicias da educação, através de análise de discurso, considerando que, na infância, pais, professores e sociedade possui tendência a diminuir a criança, sempre o tratando por ‘pequenininho’ e que tudo dele é menor; e analisar também o discurso da criança nesta relação. O trabalho será orientado pela professora Jaqueline Pasuch.

A professora Elizeth Gonzaga destaca A importância do programa de Mestrado em Educação em atender e alcançar a meta de internacionalização do Acordo de Cooperação, com as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). “Com esse acordo e o acordo com a Universidade de Aveiro (UA), estamos internacionalizando este projeto e pretendemos que mais acordos sejam firmados e realmente efetivados. Temos visto que estas ações estão consolidando os acordos que estamos formando”, explica a professora. O mestrado possui duração de dois anos.

 

Acordos de Cooperação

Nos últimos anos, a Unemat e a Unal realizaram intercâmbio de docentes e, agora, evoluem para o intercâmbio discente.

“Nós tivemos a vinda de um professor da Colômbia para cá em agosto, e em outubro o nosso professor foi para lá”, conta Elizeth. “O intercâmbio ente docentes já está sendo consolidado desde o ano de 2013. Eu fui, em 2013, depois foi o professor Alceu Zoia. E agora este ano nós iniciamos com o intercâmbio dos discentes de mestrado”.

Professora Elizeht explica que o PGEdu prevê a ida de alunos unematianos para lá, mas eles não cursarão mestrado. “É um intercâmbio similar a uma bolsa. Os alunos ficarão lá 60 dias, conhecendo o programa e desenvolvendo atividades neste período. Será um intercâmbio diferente. As egressas da Unal vêm para cursar aqui pela dificuldade da universidade de lá oferecer o mestrado”, explica Elizeth.

No Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade de Aveiro, por enquanto não há previsão de intercâmbio com os alunos, somente com os docentes. “Estamos pretendendo reavaliar e ver a possibilidade. Nós não tivemos um acordo relativo aos alunos com a universidade portuguesa, porque a Capes financia mestrandos apenas na América Latina, na Europa apenas doutorado é financiado”, afirma a professora. “Então vamos rever o acordo com Aveiro, e talvez possamos incluir a parte discente também, mas na questão docente, o acordo já está consolidado: um professor de Aveiro veio para cá, e agora em setembro nós temos outro professor de lá vindo ao Brasil e um nosso indo a Portugal”, conclui Elizeth.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada