Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Presidente da AML visita Unemat para estreitar relações
CULTURA REGIONAL
Presidente da AML visita Unemat para estreitar relações
04/07/2015 22:13:32
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu neste sábado (04) a visita do presidente da Academia Matogrossense de Letras (AML), Eduardo Mahon para estreitar relações entre as instituições e discutir o fomento e a valorização da cultura e literatura matogrossense.

No encontro, as duas instituições discutiram ações que podem ser adotadas em conjunto a fim de valorizar a cultura e a literatura regional.  Entre as medidas que devem ser adotadas é a maior valorização e utilização de autores regionais nos concursos vestibulares organizados pela Unemat. A fim de consolidar essa política a AML deve encaminhar para a universidade diferentes títulos de autores regionais para serem disponibilizados nas bibliotecas dos 13 Câmpusda instituição.

“Nós não estamos querendo fazer reserva de mercado, nossa intenção é valorizar o que é bom, o que tem potencial e valores nacionais. Nós temos uma visão muito clara da visão e da importância da Unemat no sentido de pensar Mato Grosso. Essa é uma universidade que olha as especificidades do nosso Estado”, afirmou o presidente da AML.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Maquêa, recebeu com muita satisfação a visita a AML e destacou que a Academia tem procurado oxigenar o pensamento elegendo imortais de diferentes municípios do Estado, o que ajuda a valorizar a cultura matogrossense. “Além disso, temos três professores da Unemat que são membros da AML e que ajudam a pensar e a divulgar e preservar nossa cultura e literatura. Nesse sentido, é muito bem vinda a sugestão do presidente Eduardo Mahon de que os bons autores de Mato Grosso sejam cobrados nos concursos vestibulares da Unemat”, diz Vera Maquêa.

Além da doação de títulos de autores regionais para as bibliotecas da Unemat pela AML, o presidente da Academia Matogrossense de Letras também sinalizou com a cessão do seu acervo pessoal de obras e revistas raras da literatura portuguesa a fim de que a Unemat possa estudar, digitalizar e disponibilizar esse material para mais pessoas. Essa cessão será formalizada em um convênio e entregue a reitoria da Universidade em data próxima.

O presidente da AML foi recebido na sede da reitoria da Unemat, em Cáceres, pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, e esteve acompanhado da imortal e também professora da Instituição, Olga Castrillon Mendes e de membros do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres como o engenheiro Adilson Reis e Pedro Paulo Pinto de Arruda Filho.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada