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Professoras e intérprete da Unemat apresentam estudos em Congresso Brasileiro de Linguística
SINOP
Professoras e intérprete da Unemat apresentam estudos em Congresso Brasileiro de Linguística
27/07/2015 10:53:46
por Aluizio Dalla Vecchia Barros

As professoras Juliana Freitag Schweikart e Neusa Inês Philippsen e a intérprete Ataice Borges Doarte, do Campus de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), participaram da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), com o tema 'Linguística aplicada para além das fronteiras', realizado entre os dias 14 e 17 de julho na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O CBLA teve por escopo a discussão acerca do plano nacional do livro didático, construção de sentidos e ensino de línguas, aprendizagem ubíqua e ensino de línguas, ensino de línguas e práticas transgressivas, linguagem, gênero, etnias e sexualidade.

“As tecnologias digitais e o ensino de língua inglesa para crianças” foi o tema da apresentação da professora Juliana Freitag Schweikart, que objetivou apresentar resultados de um projeto desenvolvido com professores em pré-serviço, acadêmicos do quinto e sexto semestres do Curso de Letras da Unemat de Sinop. O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2013, com cerca de 50 crianças de escolas públicas municipais, em formato de oficinas ofertadas como parte do Programa Mais Educação. O foco das oficinas voltou-se para o ensino de Língua Inglesa mediado pelo uso do computador e da internet e os resultados mostram que o uso das tecnologias digitais proporciona momentos de interações significativas dos alunos com a língua alvo despertando comprometimento com as atividades gerando produções orais e escritas em vários gêneros textuais.

Já a professora Neusa Inês Philippsen realizou exposição descritiva e analítica intitulada “Nuanças do falar norte mato-grossense: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item tarimba” que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista e tem o propósito de refletir sobre a língua portuguesa falada em quatro cidades do norte mato-grossense (Vera, Santa Carmem, Sinop e Cláudia). Os resultados apreendidos durante o percurso da pesquisa se apresentam em forma de transcrições, catalogações, registros e análises de variantes lexicais em uso pelos sujeitos moradores destas cidades.

E a intérprete Ataice Borges Doarte expôs os resultados do estudo 'Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa ao aluno surdo: Formação e práticas docentes', que evidenciou práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Língua Inglesa no ensino e aprendizagem com alunos surdos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de uma cidade do norte de Mato Grosso. O trabalho está embasado na pesquisa qualitativa-interpretativista e busca diagnosticar possíveis limitações nas práticas pedagógicas que os docentes se deparam no ambiente escolar.

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