Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat traz programa vencedor dos Prêmios Santander e Endeavor para capacitação de professores
EMPREENDEDORISMO
Unemat traz programa vencedor dos Prêmios Santander e Endeavor para capacitação de professores
26/11/2015 10:01:28
por Feliciano Azuaga e Augusto Pereira
Foto por: Feliciano Azuaga

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) realizou nesta terça-feira (24), no campus de Barra do Bugres, o workshop ‘Educadores Empreendedores’, primeira etapa de capacitação de professores universitários do programa Células Empreendedoras. Participaram docentes dos campus de Barra do Bugres, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Colíder.

A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), em parceria com a Unemat através do NIT. As atividades também ocorreram na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Nos três encontros os professores do ensino superior dessas instituições tiveram informações sobre como transformar uma ideia num negócio de impacto social. 

O programa é voltado à criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação e educação empreendedora em universidades, entidades públicas, empresas e escolas técnicas. O objetivo é que a academia crie produtos capazes de gerar soluções para os problemas da sociedade. Nesse conceito a Educação Empreendedora é um conjunto de ações onde os alunos são orientados a expandirem suas próprias ideias desde os primeiros períodos da graduação e não apenas numa disciplina isoladamente. 

O professor Genésio Gomes, idealizador do programa Células Empreendedoras, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirmou que “Não é possível pensar em soluções de empreendedorismo inovador que não sejam transversais e multidisciplinares” ao observar que muitas vezes cada professor passa uma atividade que poderia ser dialogada com outras disciplinas. 

O programa é ganhador dos prêmios Educação Empreendedora Brasil 2012 Endeavor/Sebrae, e Santander Universidades Empreendedorismo 2012. O objetivo é que o programa estimule professores que serão agentes multiplicadores de empreendedorismo em cada instituição. A próxima etapa ocorrerá no mês de março com um programa de desenvolvimento de ideias chamado ‘Maratona de Negócios’. Após essa etapa os projetos receberão auxílios de mentores através da aceleração de Startups. O ciclo do programa se encerra com a participação dos melhores projetos na Campus Party Recife.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada