Imprimir
Primeira etapa do projeto de revitalização de banheiros já está concluída
A empresa júnior Filos realizará o projeto de revitalização dos banheiros


A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a empresa júnior Filos estão desenvolvendo um projeto para revitalização dos banheiros da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).



A proposta surgiu em maio, após reunião entre a Pró-Reitoria e a empresa júnior, ligada ao curso de Arquitetura e Urbanismo e à Faculdade de Arquitetura e Engenharia (FAE). A ação será inicialmente realizada no Câmpus de Barra do Bugres e, posteriormente, nos demais câmpus da Universidade.



De maio para cá, a Filos realizou estudo técnico dos banheiros com fotografias, medição e pesquisa junto à comunidade acadêmica de Barra do Bugres para contemplar as sugestões dos alunos. Na terça-feira (15), a empresa apresentou o projeto pronto que agora passará pelas próximas etapas.



Em novembro será realizado concurso para artistas se inscreverem para as pinturas das portas dos banheiros. Em fevereiro será executada a revitalização dos banheiros e, em março, a inauguração. O cronograma para o projeto de revitalização nos demais câmpus será elaborado até fevereiro.



A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves Pereira, explica que a pasta encomendou o projeto à Filos no intuito de deixar os banheiros dos câmpus mais agradáveis. “Isso será por meio de uma coparticipação de todos os envolvidos, desde a empresa júnior até chegar nas lideranças estudantis, que participarão ativamente da execução do projeto”, disse Antônia.



A aluna de Arquitetura e Urbanismo e membro da Filos, Rafaela Ferreira Rosso, explica que, agora que as imagens de renderização, mostrando uma projeção de como os banheiros ficarão, falta apenas a execução. “Já percebemos uma grande evolução dentro do projeto, que conseguimos desenvolver muito bem. O próximo passo será a execução”, garantiu a futura arquiteta.



O diretor político-pedagógico e financeiro de Barra do Bugres, Fernando Selleri Silva, ressalta a capacidade dos alunos de desenvolverem uma iniciativa inovadora e desafiadora. “Documentar o problema, elaboraram um projeto, detalharam toda a situação dos banheiros, e não pararam por aí. Além de identificarem os problemas, trouxeram uma proposta de solução com sustentabilidade, pela criatividade, engajamento e trabalho colaborativo dos outros estudantes”, afirmou Selleri. Já o diretor administrativo do Câmpus de Barra do Bugres, Eder Geraldo de Oliveira, lembra que o projeto não apenas uma ilustração de todo o aprendizado que os futuros arquitetos eles estão recebendo, mas também uma forma de parceria com a gestão do câmpus e da Universidade. “Tentamos resolver os principais problemas do câmpus e esta é uma forma deles nos auxiliarem na resolução destes problemas”, explica Eder.



O secretário da Associação Atlética Acadêmica do Câmpus de Barra do Bugres (Atlética Marrenta), Daniel de Oliveira Varanda, lembra que a ideia é que os estudantes participem da execução do projeto a partir desta etapa. “Inicialmente temos o projeto de pintura das portas e, sem dúvida, se a Atlética divulgar isso, o pessoal que é associado ingressará e participará do concurso”, disse Daniel.



A assessora de Políticas Estudantis, Leila Delmadi, que está acompanhando o projeto, afirma que os empresários júniores muito no decorrer do projeto. “Tem sido engrandecedor, com as sugestões que demos eles utilizaram a criatividade e, agora, o projeto está ‘redondinho’, pronto para a execução”, disse a assessora.



“Acredito que seja um projeto muito importante e, de certa forma, uma proposta muito acolhedora e inclusiva aos nossos alunos, por se tratar de um elemnto tão utilizado pelos estudantes”, disse a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Laís Braga Caneppele.


Por: Nataniel Zanferrari