Imprimir
Acadêmicos de Medicina da Unemat realizaram atividades práticas com a comunidade


Alunos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aproveitaram a disciplina Interação Ensino-Serviço na Comunidade (IESC) 2,3,4 para realizar atividades práticas de prevenção e saúde com a comunidade de Cáceres. Durante todo o mês de outubro os alunos com a orientação de professores atuaram em conjunto com outras instituições e órgãos públicos.



A proposta do curso de Medicina da Unemat, cujo Projeto Pedagógico é baseado em metodologias ativas, proporciona ao acadêmico a formação em cenários reais desde o início da graduação como forma de contribuir positivamente para a comunidade que tem a oportunidade de maior interação com os estudantes participando de eventos de educação em saúde.



Durante o mês de outubro os acadêmicos participaram da Feira de Saúde, um evento realizado pelo Lions Clube de Cáceres ‘Portal do Pantanal’, em parceria com disciplina Interação Ensino-Serviço na Comunidade que aconteceu nas dependências do Atacado Pantanal. A ação beneficiou clientes, pessoas da comunidade e colaboradores do Atacado Pantanal que puderam aferir pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal – IMC, medida da circunferência abdominal e exame de dextro (medida de glicemia capilar), avaliação de risco cardiovascular, tudo gratuitamente.





Outra atividade aproveitou a temática do Outubro Rosa para realizar diversas atividades relacionadas à saúde da mulher. Entre elas a Oficina de Prevenção do câncer de mama para as colaboradoras de serviços gerais que trabalham no campus Cavalhada e Cidade Universitária da Unemat. Além disso, participaram do Mutirão sobre o mesmo tema que aconteceu no Centro Referencial de Saúde de Cáceres (Postão). Outra atividade relevante foi a roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino com as internas da Cadeia Feminina de Cáceres.





Outra turma da disciplina realizou atividades na Escola Municipal Vitória Régia, Escola Estadual Criança Cidadã (CAIC) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a realização de palestra para adolescentes abordando os temas “Prevenção ao suicídio na adolescência” e “Importância da vacinação de adolescentes”. E para mães que frequentam o CRAS sobre o tema “Importância da vacinação de crianças e adolescentes”.

 


Por: Assessoria de Comunicação