Imprimir
23ª Semana Jurídica celebra 25 anos do curso de Direito em Cáceres
Minicurso Tribunal do Júri com o professor Marcelo Horn


A 23ª Semana Jurídica (Semajur) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta sexta-feira (29) com as comemorações dos 25 anos do curso de Direito do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. Professores e egressos da primeira turma de Direito serão homenageados com títulos honoríficos a partir das 19 horas, no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária. A cerimônia será aberta a toda a comunidade.



Com 105 submissões de trabalho, dos quais 90 foram aprovados, e 320 inscrições de participação, o evento do curso de Direito é coordenado pelo acadêmico do 8º ciclo, Gabriel Salazar Curty, e pelos professores Jefferson Antonione Rodrigues e Evely Bocardi de Miranda, coordenadora do curso.



Evely Bocardi contou que a submissão de trabalhos foi aberta ao público externo, o que possibilitou a participação não só de acadêmicos da Unemat, mas também de outras Instituições de Ensino Superior e até de alunos do Ensino Médio, que tiveram três trabalhos aprovados. As apresentações foram feitas no pátio do câmpus, “debaixo da Figueira”, contou a professora, que também disse que foram abordados diversos temas dentro do Direito, de Penal a Antropologia a Meio Ambiente.



Os participantes tiveram acesso a nove minicursos; a uma demonstração de balística no Clube de Caça e Tiro de Cáceres; à palestra “Empatia: A experiência de um juiz como trabalhador invisível” do juiz da Vara do Trabalho de Mirassol d’Oeste, Pedro Ivo Tenório de Brito Toledo Arruda; às apresentações das dissertações e teses dos professores do curso; à apresentação dos projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento; e à apresentação de 90 trabalhos no formato pôster.



A aluna do primeiro semestre, Wanessa Pascoal Yasbick Araújo, participou do minicurso “A atuação do profissional na sessão de mediação”. “Foi ótimo. Aprofundamos o conhecimento da prática jurídica em assuntos que não temos tanto tempo para debater em sala”, explicou Wanessa. A acadêmica ainda apontou que a Semajur oportuniza a participação dos alunos na estrutura da Universidade, além da sala de aula, e mostra aos alunos a importância de pesquisar e produzir. “Apresentar o banner para os colegas e a banca, tudo isso nos motiva com relação ao curso”, acrescentou a aluna.



Gabriel Curty lembrou que o evento foi pensado no Artigo 207 da Constituição Federal, que prevê a indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão com a perspectiva de resgatar os últimos 25 anos e de projetar os próximos 25. “A construção da Semana também contou com o envolvimento de técnicos, alunos e professores, multiautores que garantem o crescimento do curso, da instituição e o pessoal de cada um”, disse Gabriel.



Homenageados



Professores da 1ª turma: Armando do Lago Albuquerque Filho; Carlos Alberto Reyes Maldonado (em memória); Cibelia Maria Leite de Menezes, Expedito Figueiredo de Souza (professor do curso até hoje) e Levy Silva Alt (em memória)



Egressos da 1ª turma: Benedita Ivone Adorno; Milena Costa Viegas de Oliveira Silva e Solange Castrilon Leiva



Egressos da 1ª turma que lecionam até hoje no curso de Direito: Danilo Pires Atala e José Renato de Oliveira Silva



 


Por: Hemilia Maia