Imprimir
Curso Superior de Teatro da Unemat realiza Mostra de Cenas


A MT Escola de Teatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realiza a 6ª edição da Mostra de Cenas nesta segunda (16) e terça-feira (17).



Resultado de uma parceria entre a Unemat e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e os grupos Cena Onze, de Cuiabá, e Associação Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, a MT Escola de Teatro se destaca por ser o único curso tecnológico superior de Teatro em Mato Grosso.



O curso, com duração de dois anos, realiza uma Mostra de Cenas ao final de cada semestre. Nesta 6ª edição da Mostra serão apresentadas três peças com duração de 20 minutos cada no palco principal do Cine Teatro Cuiabá.



As peças trazem como temática central a necropolítica, expressão utilizada em especial pelo cientista político camaronês Achille Mbembe para designar políticas ou ações estatais que implicam na negação de direitos, marginalização e até mesmo na morte de determinados grupos sociais.



Ao longo de seis meses os artistas estudantes da MT Escola pesquisaram inúmeras notícias jornalísticas atuais relacionadas ao tema, que resultaram na montagem dos três espetáculos.



 





6ª MOSTRA DE CENAS



Peças:



- “A cerca de nós”



- “Desafinar o coro dos contentes”



- “Necron”



ONDE: Cine Teatro Cuiabá



QUANDO:



Segunda-feira, 16 de dezembro, às 19:30



Terça-feira, 17 de dezembro, às 19:30



Classificação indicativa: 12 anos



ENTRADA GRATUITA (Retirar ingresso na bilheteria com 1 hora de antecedência)



Sugestão de contribuição: R$ 5,00



 





MT Escola de Teatro



Fruto da parceria entre Unemat, Secel-MT e os grupos Cena Onze e Adaap, a MT Escola de Teatro é o único curso tecnológico superior de Teatro em Mato Grosso. Sediada no Cine Teatro Cuiabá, o curso oferece aos 60 alunos sete áreas de especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.



Sob a liderança de Flávio Ferreira, o Cena Onze é um dos principais grupos de teatro mato-grossenses e responsável pela administração do Cine Teatro Cuiabá há três anos. A Adaap, por sua vez, sob a condução de Ivam Cabral, passou a ser reconhecida internacionalmente graças a seus projetos sociais, artísticos e educacionais que revitalizaram a Praça Roosevelt que, de uma das áreas mais degradadas de São Paulo, passou a ser uma das principais referências culturais e de entretenimento da capital paulista.



Um dos frutos da atuação da Adaap é a fundação em 2010 da SP Escola de Teatro: um curso livre de teatro desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o grupo Satyros, do renomado dramaturgo Rodolfo García Vázquez. Respeitando o contexto local, a MT Escola de Teatro adota o mesmo projeto pedagógico da Adaap, contando inclusive com professores de SP Escola em seu quadro docente.



Após quatro semestres de Curso, a primeira turma da MT Escola se formou em dezembro de 2018. A atual turma de artistas estudantes da MT Escola está encerrando seu segundo semestre de curso e, como sempre ocorre ao final de cada módulo, uma Mostra de Cenas é apresentada ao público.



 





“A cerca de nós”



 “A Cerca de Nós” é uma peça que se passa em um hospital público no interior de Mato Grosso. O local está abarrotado de feridos, divididos entre campesinos e indígenas. Estes dois grupos protagonizaram um conflito agrário na região, e é justamente por isso que estas pessoas estão hospitalizadas. Neste contexto, impedidos de continuar o confronto fisicamente, são obrigados a dialogar e expor seus respectivos pontos de vista acerca das questões que os levaram ao embate.



FICHA TÉCNICA



Atuação: André Souza, Andreel Ferreira, Dicélia Correa, Duda Dal Bello, Elvis Dourado, Vinicius Amorim e Waltair França



Cenografia e Figurino: Bruno Brun e Liah Bischoff



Direção: Benone Lopes e Nariel Iatskiu



Dramaturgia: Sérvulo Neuberger e Tulio Paniago



Iluminação: Anna Maria Moura e Xico Macedo



Produção: José Junior Franco



Sonoplastia: Daniel Viegas, Débora Veiga e Edilson Souza



 





“Desafinar o coro dos contentes”



Em qualquer país, em um município qualquer, nos dias de hoje ou de outrora, pessoas enriquecem, fazem maracutaias, divertem-se ou sofrem. A classe social a que pertences diz-me de suas possibilidades. Brechta nos apresentará a essas distintas classes e veremos como, por entre beijos e tapas, cantos de guerra e músicas bregas, passam o tempo essas mesmas distintas classes. Será que trama o estado a morte de alguém? Será que alguém trama a morte do estado? Nos vemos, a desafinar o coro dos potentados!



FICHA TÉCNICA



Atuação: André Ferreira de Oliveira, Dagmar Donatello, Ismael Diniz, Jonathan Nery, Maykon Matheus, Sarah Emily e Thais Falca



Cenografia e Figurino: Luiz Carlos Ribeiro e Naiane Gonçalves



Direção: Eliane Fonseca, Jean Pablo Loti e Rafael Cerigato



Dramaturgia: Glaubber Lauria



Iluminação: Alexandre Cruz e Raylla Campos



Produção: Gustavo Teixeira e Nadyne Marques



Sonoplastia: Marcio Albino e Pedro Trauer



 





“Necron”



Com escassez da pólvora, a humanidade agora vive em Necron, lugar onde o Estado controla o uso da arma letal e que todo cidadão dispõe o direito da lei da delação. No mesmo território, a população foi dividida em duas castas: os libertários Margins e os conservadoristas Evolui. Nessa aparente tranquilidade: diante das armas, as leis se calam e qualquer corpo é alvo.



FICHA TÉCNICA



Atuação: Ézero Obalhe, Fabíola Karen, Jone Sayd, Lucas Layon e Wender Almeida



Cenografia e Figurino: Débora Cometti e Róbson Oliveira



Direção: Clodoaldo Arruda



Dramaturgia: Susuca



Iluminação: Lívia Viana e Sebastian Dantas



Produção: Elis Correia e Ronaldo José



Sonoplastia: Carlos Awire e Roque Almeida


Por: Nataniel Zanferrari