Imprimir
Unemat, Secel-MT e parceiros realizam Curso de Formação de Mediadores de Leitura


 



O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nuepe) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis, a Biblioteca do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, a Coordenação do Curso de Direito de Rondonópolis e a Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT) realizarão o Curso de Formação de Mediadores de Leitura (CFML), de 5 de abril a 8 de maio, pelas plataformas Google ClassRoom e Google Meet com a professora e mestre em Letras, Elizangela da Rocha Fernandes.  



A carga horária certificada é de 40 horas. O período de inscrição inicia na próxima segunda-feira, dia 29, e segue até o dia 31 de março ou até que as 90 vagas disponíveis sejam preenchidas. As inscrições são gratuitas. Para se inscrever clique aqui



O CFML tem como objetivo esclarecer e discutir sobre a mediação da leitura e as ações necessárias à formação de leitores, capacitando para atuação em espaços públicos, projetos de intervenção pedagógica, entre outros, a partir do aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre o tema.



A dinâmica do processo ensino aprendizagem será organizada por semana: todo domingo, a comissão organizadora faz a postagem dos textos e exercícios propostos para a semana; segunda à quarta: o participante desenvolve as leituras, resolve os exercícios e até quarta-feira deposita na plataforma seu retorno. Na quinta-feira, a professora Elizangela da Rocha Fernandes ministrará aula online sobre o conteúdo da semana. Na sexta é solicitado que os alunos apresentem possíveis dúvidas. As postagens serão realizadas na plataforma Google Classroom e os debates no Google Meet.



O evento é contemplado pelo Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-Grossense e pela Secel-MT.



Programação:



Semana 01 - Abordar aspectos teóricos sobre a leitura



Semana 02 - Apontar caminhos e ações da mediação da leitura



Semana 03 - Aspectos teóricos sobre a leitura literária e a formação de leitores



Semana 04 - Teorização e práticas sobre ilustração, ludicidade, literatura oral – contação de história



 


Por: Hemilia Maia