Imprimir
Projeto da Unemat que tematiza a violência contra a mulher intervém em sessão legislativa


   O projeto de extensão “Radiando Comunicação: relações de gênero em pauta e na práxis”,do campus de Tangará da Serra Universidade do Estado de Mato Grosso, prossegue com sua campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Ontem o grupo fez uma intervenção de cerca de 10 minutos durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade para abordar o tema da violência contra a mulher especialmente em Tangará da Serra.



   A fala contemplou a apresentação das atuais ações da campanha de ativismo no mundo, das realizadas pelo projeto e de dados estatísticos sobre a violência contra a mulher em Tangará da Serra além de uma breve discussão sobre a Lei Maria da Penha, o feminicídio e a questão do “pátrio poder”. Foi ainda repassada às autoridades a demanda por políticas públicas atentas à violência contra as mulheres, que abranjam a implantação de uma delegacia especializada e de uma casa de abrigo para as vítimas.



   A professora Marinês Rosa, coordenadora do projeto e quem conduziu a fala, destacou que essas reivindicações não são novas, mas continuam “sendo a luta de muitos”. Dirigindo-se às representantes femininas no legislativo, disse “Não precisamos ser vítimas da violência para sentir as dores, não é mesmo?”. Marinês qualificou o momento como significativo para os objetivos encampados pelo grupo.



  Estiveram presentes no plenário o coordenador do curso de Letras da Unemat, Flávio Benites e o assessor pedagógico do campus de Tangará da Serra, Neodir Travessini além de estudantes. As ações dos 16 de ativismo prosseguem até o dia 10 de dezembro. 


Por: Andreza Pereira