Imprimir
Unemat realiza oficinas de agroecologia com indígenas


Alunos do curso de Agronomia do Campus de Tangará da Serra na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizaram o projeto “Saberes e sabores – Agroecologia na escola”, com a comunidade da aldeia Umutina, em Barra do Bugres. As oficinas ocorreram no dia 3 de dezembro. O projeto é coordenado pelo professor Willian Marques Duarte.



As oficinas desenvolveram trabalhos de preparo do solo, preparo de biofertilizantes, compostagem, controle alternativo de insetos e doenças, consórcio de olerícolas, adubação verde, produção de mudas e preparo de canteiro.



Nas oficinas, foi explicado quais resíduos orgânicos podem ser utilizados em compostagem; o que é olericultura, hortaliças e porque utilizar o consórcio; o que é adubação verde e qual sua importância na adubação agroecológica; como preparar um biofertilizante, porque utilizar e como aplicar; preparo e produção mudas de hortaliças agroecológicas; alternativas para manejo agroecológicos dos solos; receitas agroecológica para controle de insetos e doenças;e  receitas agroecológica para controle de insetos e doenças.



O projeto objetiva possibilitar o aprendizado de técnicas de cultivo de horta agroecológica, proporcionar um novo espaço de ensino-aprendizado teórico, prático e inovador, dialogar e socializar conhecimento e cultura, possibilitar a vivência dos acadêmicos do curso de Agronomia na aldeia Umutina, aproveitar resíduos orgânicos para compostagem e identificar educandos com perfil para atuação como multiplicadores.


Por: Nataniel Zanferrari