Imprimir
Gabinete coordena Comitê Central Educacional de Prevenção à Corrupção
Primeira reunião foi realizada na sexta-feira (20), na sede do gabinete


O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Alexandre Gonçalves Porto, participou na última sexta-feira (20) da primeira reunião do Comitê Central Educacional de Prevenção à Corrupção, promovida pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GabTCC) do Governo do Estado. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e incentivar a mudança cultural e de hábito, em busca da transformação do comportamento pessoal e coletivo.



O encontro definiu as primeiras ações do grupo de trabalho, que envolve, além dos servidores do GabTCC e da Unemat, a Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Escola de Governo. O grupo discutiu ações integradas com foco no servidor público e toda a sociedade. O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unemat, Alexandre Porto, pontuou que a instituição irá atuar de forma ativa, colaborando na elaboração do projeto e execução das ações.



A primeira ação do Comitê será a realização do Workshop ‘Ética, Cidadania e Cultura de Transformação’, previsto para o mês de maio. Além disso, a secretária extraordinária de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, está elaborando uma portaria conjunta com as demais secretarias envolvidas para legitimar o grupo de trabalho.



“O nosso objetivo é promover o início de uma discussão para uma mudança cultural necessária dentro do serviço público, sendo os princípios éticos o norteador principal dos trabalhos. A iniciativa vai envolver as sedes de todas as secretarias e depois iremos disseminar o tema no interior. Temos como meta alcançar todos os servidores do Governo do Estado de Mato Grosso, para que atuem como multiplicadores na sociedade”, disse a secretária de Transparência.



Também irão participar do Comitê instituições parceiras do Governo do Estado de Mato Grosso, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Controladoria Geral da União (CGU).


Por: Nataniel Zanferrari, com informações de Katiana Pereira/Assessoria GabTCC-MT