Imprimir
Acadêmicos e professores indígenas elegem nova diretoria da Oprimt


Os acadêmicos e professores vinculados aos cursos superiores específicos e diferenciados para indígenas oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) elegeram nesta quinta-feira (23) a nova diretoria da Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso (Oprimt). A eleição aconteceu nas dependências da Unemat, campus René Barbour em Barra do Bugres e o foi eleita a chapa comandada por Mayawari Mehinako, que estará a frente da entidade pelos próximos dois anos.



No processo eleitoral concorreram duas chapas: uma, liderada pelo candidato Mayawari Mehinako, e a outra pelo candidato  Xisto Xavante, cada qual composta por nove integrantes. O colégio eleitoral foi composto por professores e acadêmicos indígenas dos cursos de Licenciatura Indígena Intercultural e Pedagogia Intercultural.  Ao total foram 98 votos, dos quais 46 foram para a chapa do candidato Xisto Xavante e 50 votos para a chapa do candidato  Mayawari Mehinako, eleito novo presidente da Oprimt, e dois votos em branco.



A Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso foi fundada em fevereiro de 2003 e tem por finalidade promover ações visando a defesa e a manutenção da qualidade da educação escolar indígena, a partir da perspectiva de autonomia dos povos indígenas e de acordo com os projetos de futuro de suas diferentes comunidades.



A nova diretoria da Oprimt é a seguinte:



Mayawari Mehinako – Presidente



Edson Utumy – Vice-presidente



Jorge Cinta Larga –  1º tesoureiro



Rosiane Catarina Cezário Rup – 2º tesoureira



Pareayup Maté Ikpeng – 1º secretário



Juarez Jorge Mario – 2º secretário



Caimi Waiassé Xavante, Marceni Mugarai Apacano e Luizinho Ariabô Quezo _ Conselho Fiscal


Por: Lygia Lima com informações da Diretoria de Gestão Indígena