Imprimir
Cineclube Zumbis exibe ‘Libertem Angela Davis’ em Maratona da Consciência Negra
O documentário conta a história da estadunidense Angela Davis, ativista negra e feminista, focando no período em que foi acusada de envolvimento em um crime, sendo perseguida por todo o país e a avalanche de solidariedade que recebeu durante o período que


Amanhã (28), o Cineclube Zumbis exibirá o último filme da Maratona da Consciência Negra: o documentários ‘Libertem Angela Davis’ (Free Angela Davis and all political prisoners, 2012).



Nascida no estado americando de Alabama, Angela Yvonne Davis formou-se em Filosofia na universidade alemã de Frankfurt, onde foi aluna de autores importantes, como Herbert Marcuse. Foi na Europa que tomou conhecimento da luta do Partido dos Panteras Negras e, voltando aos Estados Unidos, envolveu-se ativamente na militância política e produção teórica. Em 1969, sua primeira aula na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, reuniu dois mil estudantes.



Angela foi acusada de envolvimento com uma tentativa de fuga, que resultou na morte de um juiz e outros três detentos, em 1970. Nesta época, foi declarada “a mulher mais procurada nos EUA”, sendo perseguida pelo FBI por todo o país.



O documentário, dirigido pela cineasta Shola Lynch, traz registros históricos e inéditos que ajudam a contar parte da trajetória desta mulher. Em especial, aborda a avalanche de solidariedade mundial que a ativista recebeu durante o período que passou presa, mobilizando artistas como John Lennon e os Rolling Stones.



A sessão terá início às 19 horas, no auditório do CEI (mapa aqui)



 



FICA TÉCNICA



Libertem Angela Davis



Título original: Free Angela Davis and all political prisoners



Direção e roteiro: Shola Lynch



Lançamento: 2012



Duração: 102 min



Prêmio conquistado:



- Documentário Excepcional, Image Awards, 2014



Indicações a prêmios:



- Documentário Excepcional, Black Reel Awards, 2014



- Melhor Produção, Prêmio da Associação Internacional de Documentários, 2013



- Melhor Documentário sobre Mulheres, Prêmio do Círculo Feminino de Críticas de Cinema, 2013



- Melhor Direção, Festival de Cinema de Londres, 2012


Por: Nataniel Zanferrari