Mato Grosso, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024     
Novo Portal
Primeira etapa do projeto de revitalização de banheiros já está concluída
BARRA DO BUGRES
Primeira etapa do projeto de revitalização de banheiros já está concluída
18/10/2019 15:52:43
por Nataniel Zanferrari
A empresa júnior Filos realizará o projeto de revitalização dos banheiros
A empresa júnior Filos realizará o projeto de revitalização dos banheiros

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a empresa júnior Filos estão desenvolvendo um projeto para revitalização dos banheiros da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A proposta surgiu em maio, após reunião entre a Pró-Reitoria e a empresa júnior, ligada ao curso de Arquitetura e Urbanismo e à Faculdade de Arquitetura e Engenharia (FAE). A ação será inicialmente realizada no Câmpus de Barra do Bugres e, posteriormente, nos demais câmpus da Universidade.

De maio para cá, a Filos realizou estudo técnico dos banheiros com fotografias, medição e pesquisa junto à comunidade acadêmica de Barra do Bugres para contemplar as sugestões dos alunos. Na terça-feira (15), a empresa apresentou o projeto pronto que agora passará pelas próximas etapas.

Em novembro será realizado concurso para artistas se inscreverem para as pinturas das portas dos banheiros. Em fevereiro será executada a revitalização dos banheiros e, em março, a inauguração. O cronograma para o projeto de revitalização nos demais câmpus será elaborado até fevereiro.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves Pereira, explica que a pasta encomendou o projeto à Filos no intuito de deixar os banheiros dos câmpus mais agradáveis. “Isso será por meio de uma coparticipação de todos os envolvidos, desde a empresa júnior até chegar nas lideranças estudantis, que participarão ativamente da execução do projeto”, disse Antônia.

A aluna de Arquitetura e Urbanismo e membro da Filos, Rafaela Ferreira Rosso, explica que, agora que as imagens de renderização, mostrando uma projeção de como os banheiros ficarão, falta apenas a execução. “Já percebemos uma grande evolução dentro do projeto, que conseguimos desenvolver muito bem. O próximo passo será a execução”, garantiu a futura arquiteta.

O diretor político-pedagógico e financeiro de Barra do Bugres, Fernando Selleri Silva, ressalta a capacidade dos alunos de desenvolverem uma iniciativa inovadora e desafiadora. “Documentar o problema, elaboraram um projeto, detalharam toda a situação dos banheiros, e não pararam por aí. Além de identificarem os problemas, trouxeram uma proposta de solução com sustentabilidade, pela criatividade, engajamento e trabalho colaborativo dos outros estudantes”, afirmou Selleri. Já o diretor administrativo do Câmpus de Barra do Bugres, Eder Geraldo de Oliveira, lembra que o projeto não apenas uma ilustração de todo o aprendizado que os futuros arquitetos eles estão recebendo, mas também uma forma de parceria com a gestão do câmpus e da Universidade. “Tentamos resolver os principais problemas do câmpus e esta é uma forma deles nos auxiliarem na resolução destes problemas”, explica Eder.

O secretário da Associação Atlética Acadêmica do Câmpus de Barra do Bugres (Atlética Marrenta), Daniel de Oliveira Varanda, lembra que a ideia é que os estudantes participem da execução do projeto a partir desta etapa. “Inicialmente temos o projeto de pintura das portas e, sem dúvida, se a Atlética divulgar isso, o pessoal que é associado ingressará e participará do concurso”, disse Daniel.

A assessora de Políticas Estudantis, Leila Delmadi, que está acompanhando o projeto, afirma que os empresários júniores muito no decorrer do projeto. “Tem sido engrandecedor, com as sugestões que demos eles utilizaram a criatividade e, agora, o projeto está ‘redondinho’, pronto para a execução”, disse a assessora.

“Acredito que seja um projeto muito importante e, de certa forma, uma proposta muito acolhedora e inclusiva aos nossos alunos, por se tratar de um elemnto tão utilizado pelos estudantes”, disse a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Laís Braga Caneppele.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada