Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Prazo para servidor requerer isenção de contribuição sindical termina no dia 28
DESCONTO EM FOLHA
Prazo para servidor requerer isenção de contribuição sindical termina no dia 28
20/02/2014 13:47:53
por Assessoria de Imprensa SAD-MT

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) baixou Instrução Normativa que estabelece procedimentos para desconto e recolhimento da contribuição sindical anual, com desconto automático na folha do servidor, no mês de março deste ano. O pagamento da contribuição é obrigatório para servidores públicos efetivos ativos, comissionados e aqueles contratados por tempo determinado, seja na administração direta, autárquica ou fundacional. A solicitação do pedido de isenção do desconto pode ser feita até o dia 28 de fevereiro.

Estão isentos, automaticamente, da contribuição sindical anual obrigatória os servidores públicos inativos, militares e pensionistas. Os servidores públicos que já recolheram a Contribuição Sindical 2014 mediante o pagamento da GRCSU (Guia de recolhimento da Contribuição Sindical Urbana)  devem apresentar requerimento com cópia da guia e do comprovante de pagamento, que deverá ser protocolado na SAD .

Os servidores devem ficar atentos quanto ao direito à isenção. Somente será deferidos os pedidos  que comprovarem o recolhimento da guia GRCSU ou quitação da anuidade da  Ordem dos Advogados do Brasil. O pedido de isenção com fundamento no recolhimento da GRCSU somente será deferido se o servidor recolher à entidade sindical representativa da respectiva profissão, desde que a exerça efetivamente, no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo de Mato Grosso.

A SAD alerta ainda que o simples fato de o servidor pagar a mensalidade ao sindicato não o isenta da contribuição sindical. A contribuição é paga, mensalmente, pelo servidor por ele ser associado ao sindicato, enquanto à que se refere à Instrução Normativa é uma determinação legal. Da mesma forma, o pagamento da anuidade aos Conselhos de Classe não dá direito à isenção, com exceção  do feito à OAB, conforme previsão legal.

O simples requerimento sem os documentos descritos no artigo 2º da Instrução normativa nº 01/2014 será de plano indeferido e o desconto efetuado na folha do mês de março. Orienta-se que os servidores, antes de realizarem o protocolo, leiam atentamente a Instrução Normativa nº 01/2014/SAD.

VEJA O QUE DIZ A INSTRUÇÃO:

O protocolo do pedido de isenção da contribuição sindical obrigatoriamente deverá ser instruído com os seguintes documentos:

1 - Requerimento padrão;

2 - Comprovante de recolhimento espontâneo da contribuição ao sindicato da respectiva profissão através da GUIA GRCSU ou comprovante de pagamento da anuidade para a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

OBS: citados documentos devem observar OS REQUISITOS CONSTANTES NA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE JANEIRO DE 2014 DA SAD/MT - PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO DIA 29/01/2014.

 Serão indeferidos os requerimentos :

a) Que estiverem desacompanhados de qualquer um dos documentos acima mencionados;

b) Cujo recolhimento tenha sido efetuado para o Conselho de Classe;

c) Cujo recolhimento corresponde à mensalidade sindical (aquela que é descontada mês a mês na folha de pagamento exclusivamente pelo fato de o servidor ser filiado ao sindicato).

O simples protocolo não dá direito à isenção - nesse caso, o desconto ocorrerá automaticamente na  folha de março de 2014.

Para mais informações, acessar os links abaixo.

http://www.sad.mt.gov.br/images/files/Cartilha_contribuicao_sindical.doc

http://www.sad.mt.gov.br/images/files/Instrucao_Normativa_01-2014-SAD.pdf

http://www.sad.mt.gov.br/images/files/REQUERIMENTO_ISENCAO_GUIA.doc

http://www.sad.mt.gov.br/images/files/REQUERIMENTO_ISENCAO_OAB.doc

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada